Thursday, June 20, 2013

POR ONDE ANDAM AS LIDERANÇAS PARTIDÁRIAS


Na democracia a oposição terá sempre papel fundamental. No Brasil, infelizmente, desde que o PT chegou ao poder a primeira medida foi destituir a oposição do cargo.

O PT visava ser um governo hibrido, ou seja, oposição e governo simultaneamente, e conseguiu. Durante o governo PT, o ex-presidente Lula aprovou tudo... De fato, o PT era melhor oposição do que o arremedo de hoje.

Não há uma voz forte que se oponha. Não há um grupo de partidos que se oponha ao governo. O que existe é uma oposição eventual. A adesão formal ou tácita é a regra!

Vejamos a definição de oposição, para vermos se alguma coisa se encaixa: “ato ou efeito de opor ou de opor-se, resistência que se opõe a uma ação; hostilidade. Empecilho, obstáculo, estorvo, dificuldade, contraste, incompatibilidade. Conjunto de partidos que combatem um governo.”

Não há qualquer dificuldade para o governo atual no sentido de continuar com os seus projetos, bem ou mal conduzidos, zelando ou não pelo dinheiro público.

A oposição brasileira está mais próxima de um concílio, onde se discute apenas os assuntos dogmáticos ou disciplinares.

A oposição esquece o tempo que passa, e a vida que segue, de qualquer modo. Esquece o dinheiro que vai pelo ralo, e quanto dinheiro sai pelo ralo, todos os anos.

O Brasil precisa de uma nova oposição. O movimento popular que se estabeleceu em todo o país, que protesta pacificamente, tem a força de construir a nova oposição, ou a nova situação que os brasileiros precisam.

Nas próximas eleições, certamente, haverá a maior renovação política a ser registrada pela história do País. Quem viver verá.

É preciso destituir dos partidos todos os caciques irresponsáveis que não pensam na sociedade, mas, em seu próprio umbigo. 

É inaceitável que os partidos políticos que recebem dinheiro público para funcionar, sejam mais abrigos de quadrilhas organizados ou desorganizados, do que uma entidade preocupada com a solução dos problemas nacionais.

Por onde andam essas lideranças partidárias neste momento em que as pessoas vão para as ruas protestar. Cadê os partidos, na verdade eles não são partes da sociedade.

As falsas lideranças estão todas caladas, com o rabinho entre as pernas, morrendo de medo, com medo de perderem o seu status. 

No comments: