Sunday, June 23, 2013

A ULTIMA CARTA QUE BRIZOLA RECEBEU


A carta que estamos publicando agora foi encaminhada a Leonel Brizola na data registrada abaixo, quando o companheiro ainda presidia o PDT, porque eu estava indignado com a safadeza que reinava no diretório do PDT do Distrito Federal, a carta fala por si.

Leia-a, talvez essa carta seja a última carta que o Brizola tenha recebido. A mais atrevida, porém, a mais respeitosa, porque, de fato, quando respeitamos alguém, e eu respeitava muito o companheiro Brizola, temos que lhe dizer a verdade. Principalmente, quando esse alguém tem força política que pode mudar a vida da sociedade.

            Penso que a Presidente Dilma está precisando receber cartas atrevidas. Pois, está cercada de bajuladores, amedrontados com os seus arroubos. Abra os seus ouvidos Presidente, se o Brizola estivesse vivo, certamente, estaria dizendo verdades que a senhora precisa escutar, para o seu próprio bem, para o bem do Brasil. Infelizmente o PDT ainda não se transformou...

Brasília-DF, 22 de maio de 2004.

Ao                                                               
Partido Democrático Trabalhista – PDT.
Presidente Nacional – Leonel de Moura Brizola.


Prezado Companheiro,


         “O maior pecado da autoridade é a omissão, e o pior cego é aquele que não quer ver”. Estas são palavras sábias, verdadeiras, que as autoridades não devem esquecer, ainda que por alguns minutos. Ignorar esses princípios por alguns anos é inaceitável para qualquer ser humano, principalmente por aqueles que possuem uma bela história. Essa, até que sejamos convencidos do contrário, tem sido a vossa postura diante do Diretório do PDT do Distrito Federal.

A história do nosso partido no DF confirma o que estamos dizendo. Têm jovens simpatizantes da Causa Brizolista sentindo-se envergonhados ao andarem nas ruas de Brasília, quando são interpelados por outros jovens, de outros partidos, que têm a liberdade de atuarem livremente, de fazerem a política sadia.

Sou um homem de meia idade, acostumado ao trabalho por tradição e convicção. O que nos levou filiar ao PDT, inicialmente por Minas Gerais apoiando o amigo Zé Maria Rabelo foram a vossa bela história e a dele. Conhecemos bem as duas histórias, sabemos até de detalhes que e o companheiro Brizola pode já ter esquecido.

Porém a nossa história o companheiro não conhece. Pouco importa pode pensar, mas, para nós que somos um dos poucos remanescentes brizolista que ainda freqüenta o partido por aqui, é importante.

Nunca é demais lembrar, que uma única pessoa, pode fazer grande diferença para a humanidade, para um país, para um estado, para um município ou mesmo para uma família. É claro para nós, que o cidadão, que o político Leonel de Moura Brizola, já fez e continuará fazendo a diferença.  

Sabemos, fazemos a devida correlação entre as escolas que o companheiro construiu no Rio Grande, com a cultura ativa daquele povo. O povo do Rio Grande aprendeu naquelas escolas foi sacudido, o Estado ficou pequeno para o seu povo, que a partir daí saiu desbravando o serrado. A “doença” pegou, contaminou todo o Sul, ramificou por todo o Brasil e hoje a minha região de nascimento é rica por conta disso. É bela a história do Nacionalista.

         Portanto companheiro Brizola, não pense que é atrevimento da nossa parte dizer-lhe estas palavras, porque na verdade o Senhor precisa ouvi-las com carinho, porque ditas com respeito é claro, para o bem de Brasília e do Brasil.

Liberte-se dos bajuladoras, o Senhor perdeu eleições por conta deles. Esse tipo de gente trabalha na contra mão da vossa invejável história, uma história construída no enfrentamento. Esse tipo de gente não serve a ninguém, muito menos aos interesses do nosso país. Brasília em particular, está pagando muito caro pela omissão do PDT. A corrupção vai-se arraigando, mais forte a cada dia.
   
Para mudar esse quadro e ajudar o companheiro a virar esta mesa, queremos fazer parte do Diretório Nacional. Queremos ter liberdade para fazer a necessária Convenção Regional aqui em Brasília. Gostaríamos que o companheiro patrocinasse esta idéia. Todos sairemos ganhando. Não devemos ter medo de nada a essa altura da vida, muito menos, de abrir as portas do nosso querido PDT.

         O que o companheiro pensa que pode ganhar, ou perder, mantendo as portas do partido fechadas para o povo em Brasília?

Hoje, filia-se ao PDT somente os “amigos do Rei Michel”. – O companheiro imagina estar cumprindo a lei e os nossos estatutos mantendo o Sr. Georges Michel e a Senhora Jô à frente do PDT numa interinidade que já dura mais de uma década?

São eles, pessoas realmente de boa índole, corretas em suas posturas para com os outros companheiros, em suas posturas políticas?

Estão eles defendendo os reais interesses do PDT, de Brasília e do Governador Brizola?

A lei muitas vezes funciona quando é requerida!

         Queremos acreditar que o companheiro não tenha recebido nossas insistentes correspondências, pelo visto existem pessoas que se dignam filtrá-las, disso não temos dúvidas. Para não corrermos o risco de “extravio” no caso, estamos encaminhando esta, por vários veículos, inclusive com o devido registro.

         A dupla Michel e Jô não deve continuar impedindo o desenvolvimento do partido em Brasília, porque, nada justifica esse fato.

Os erros que cometeram são mais graves do que aqueles que o companheiro tem usado para outras expulsões. Ou será que, os dois são intocáveis mesmo cometendo atos ilegais?

         A dupla, Rei Michel e Rainha Jô chamaram a Policia Federal para expulsar da sede do Diretório Regional do PDT-DF, companheiros filiados, candidatos nas últimas eleições, que queriam protocolar uma simples correspondência que “por acaso” depõe contra eles.

Que partido é esse?

O Brizola que existe em nossos corações jamais concordará com medidas como essa e outras tantas que vêem tomando, nem se calará diante de fatos ilegais, imorais, e ainda com o abuso de “autoridade”.

         Acreditamos que valerá a pena uma boa reflexão do companheiro, diante dos casos que poderá comprovar, antes que o custo político seja irremediavelmente grande para o nosso partido em Brasília. A “oposição” está de olho!

         Na expectativa da manifestação do companheiro e do Partido Democrático Trabalhista – PDT, aguardaremos as providências que são necessárias.

                                                                                       Atenciosamente,


Eustáquio Costa - PDT-DF.
                                                                              

No comments: