Saturday, June 22, 2013

É URGENTE A REFORMA POLÍTICA


A presidente Dilma Rousseff se quiser permanecer no poder, terá de enfrentar a Reforma Política, como prioridade das prioridades, enquanto tem cacife, porque, ninguém agüenta mais a crise permanente de representação política dentro dos partidos, que reflete em todo o convívio social.

Apenas para citar um exemplo que eu conheço bem, o PDT – Partido Democrático Trabalhista de Leonel Brizola, que ajudei a construir desde a primeira hora, é “liderado” por Carlos Lupi, um jornaleiro despreparado que vendia jornais para o Brizola, quando ficou conhecendo o Governador.

A experiência de Carlos Lupi que o levou a presidir o partido, é a de ex-carregador de malas de Brizola. Esperto, aproveitou para guardar a documentação do partido, e se apoderou da burocracia partidária, como carrapato, sua única força, sob a conivência de deputados e senadores passivos. Tudo acontece sob o olhar leniente da “Justiça Eleitoral”, que faz vista grossa diante das mazelas que acontecem dentro dos partidos, sob o argumento de que se trata de questão "interna-corporis", não podendo o Judiciário imiscuir-se no âmbito das entidades partidárias.

Ora, com esse aval tudo pode acontecer, e de fato acontece, dentro dos partidos, que não passam de abrigos de quadrilhas organizadas ou desorganizadas, que usam e abusam do dinheiro do Fundo Partidário, dinheiro público, como se fosse dinheiro privado.

Agora os caciques de todos os partidos estão defendendo a lista partidária de candidatos, que será feita no PDT, é claro, pelo Sr. Carlos Lupi, e sua claque, sem nenhum respaldo eleitoral, porque, o ilustre cidadão, nunca teve votos que justificassem a sua posição.

Na última eleição em que o Senador Cristovam Buarque foi candidato a presidente da república, pelo PDT, de direito, seria candidato o ex-senador Jefferson Peres. No entanto, Cristovam chegou com seu pára-quedas de bolinhas azuis e tomou o lugar de um dos maiores ícones do Senado Brasileiro.

O Senador Jefferson Peres na época confessou a sua indignação. Mas, disse, "que não poderia fazer nada, diante do comportamento de Carlos Lupi, que dominava a burocracia partidária".

São apenas alguns exemplos do que acontece em um partido importante, que não podem continuar a acontecer. Para que não aconteçam tais absurdos, basta que a JUSTIÇA ELEITORAL coíba-os, prenda os caciques irresponsáveis, pois é isso que eles merecem, pelo mal que causam à Nação.  

No comments: