Friday, June 28, 2013

PLEBISCITO OU REFERENDO

A “oposição” defende o referendo para dar solução às questões inerentes à reforma política, que são fundamentais para que o Brasil avance rumo ao desenvolvimento, com segurança e regularidade.

A presidente Dilma Rousseff propôs o plebiscito.

É importante, portanto, que todos saibam a diferença sutil que há, entre o plebiscito e o referendo, para que não sejamos enganados, ou, até mesmo atropelados por decisões que não nos interessa, depois, inclusive, da mobilização nacional perder força.

A defesa do referendo pode esconder uma arapuca para capturar a população que está nas ruas dizendo basta, com o intuito de arrefecer a mobilização e, na esteira, deixar que as coisas sigam como estão em que o reino da corrupção prevalece inalterado.

No referendo os eleitores são chamados, apenas para homologar a discussão e decisão patrocinada pelo parlamento, ou seja, pela câmara e o senado.

A convocação tanto para o plebiscito quanto para o referendo é feita pela câmara ou pelo senado, ou por ambos, respeitada a proporção legal de assinaturas de deputados e senadores.

No caso brasileiro se a convocação fosse feita pela câmara precisaria da assinatura de no mínimo 171 deputados federais, ou de 27 senadores, que representa um terço de cada uma das câmaras.

Ocorre que, nem a câmara nem o senado têm a necessária credibilidade e isenção para promover as reformas, porque, estarão decidindo rigorosamente em causa própria, principalmente, em razão das eleições de 2014.
No referendo o povo será chamado apenas para homologar ou recusar a reforma proposta e discutida pela câmara e o senado. Se a proposta atender ao apelo das ruas, tudo bem! Mas, eu não acredito que, qualquer proposta de reforma política que parta dos senhores deputados e ou senadores atuais, atenda ao reclamo popular. Assim, se o povo não concordar com a aludida reforma voltar-se-ia à estaca zero, e a futura eleição ficaria prejudicada, sob o prisma das demandas de uma população indignada.

Ou seja, o novo parlamento não seria renovado de modo suficiente, e as raposas políticas continuariam tomando conta de seus respectivos galinheiros, como o fazem hoje.

Portanto, a melhor saída é o plebiscito, porque, nele o povo será chamado para discutir a reforma antes, antes de ela virar lei, ou de ser aprovada pela câmara e o senado, perdendo-se tempo precioso, que será regulado, segundo os interesses dos atuais deputados e senadores, e, literalmente, contra o interesse da população brasileira, que já cansou dessa gente irresponsável, com raríssimas exceções.

Portanto, não se iluda, vamos para o plebiscito. E não tem essa de dizer que custará caro, porque, caro, para o povo, custa a corrupções com suas lastimáveis conseqüências.

Gastar dinheiro com o plebiscito é muito melhor do que gastar uma fortuna com as grandes arenas construídas para atender ao interesse maior da FIFA, principalmente, porque, o legado residual, poderia acontecer, sem a Copa do Mundo.

Na verdade eu nem sou contra a Copa do Mundo no Brasil, porque, a divulgação do País na ocasião trará retornos importantes, sou contra o desperdício de dinheiro público.

Monday, June 24, 2013

RETROCESSO NUNCA MAIS O POVO NÃO ACEITARÁ


Segundo o site Consultor Jurídico, WWW.conjur.com.br, publicado em 23.06.13, “A professora de Direito Penal de Universidade de São Paulo e conselheira da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Janaína Paschoal, “critica a falta de foco e liderança entre os manifestantes que saíram às ruas nas últimas semanas com uma pauta difusa de reivindicações”.

A entrevista da professora, segundo informa o site, foi concedida ao Jornal Folha de S. Paulo, na qual, demonstra preocupação com o quadro atual, agravado pela violência, podendo, “culminar em um estado de defesa e de sítio”.

Com todo respeito a analise da professora não é correta, é tão distante, que parece mais atitude de quem pretende aparecer!

Não haverá retrocesso, até porque, o povo unido não aceitará a volta ao passado. A violência de grupos é inevitável, pode ser até justificada pela ausência do estado em muitos rincões do País.

Porém, toda violência deve ser coibida com as medidas legais. Essa violência será extirpada definitivamente, com a atuação da sociedade que se renova a partir do próprio movimento, que ora se discute.

A corrupção no Brasil vista holisticamente, alastrou-se por todos os segmentos institucionais. Por isso, não dá para fazer uma pauta simplória. É preciso exigir tudo e, é claro, esperar e fiscalizar para que as soluções aconteçam, e fundamental.

Não há instituição de força que segure um povo pacifico, quando se rebela pacificamente, conforme é o caso, porque não haverá neste País, meia dúzia de tresloucados, que queira opor à força do povo, com a força das armas. Não há nada no ar que mostre isso!

As vozes de nossas forças armadas, hoje, mais informadas do que ontem, saberão fazer a devida diferença, aonde ela existe, e existirá, e agir constitucionalmente.

Dentro das forças armadas, seguramente, existem milhares de opositores bem informados da situação estabelecida e condenável de corrupção, de falta de vergonha das autoridades, que não aceitarão a ordem de meia dúzia de tresloucados aventureiros, se quiserem seguir alguns dos descontentes, prejudicados com a força do movimento nacional, que repudia as mazelas.

Também, não é difícil hoje apanhar os corruptos em suas próprias arapucas, para levá-los ao leilão em praça pública.

O movimento não é do tamanho que se apresenta, é muito maior, porque as pessoas de casa estão monitorando e apoiando.

Dentro de cada lar brasileiro saem todos os dias para fazer funcionar as nossas policias, em todos os seus segmentos, milhares de brasileiras e de brasileiros bem informados que compõem as nossas forças. Ou seja, a maior parte de nossas forças dorme em suas casas compostas de civis e de militares.

O Brasil não é um exercito de civis, e de outro lado, de militares alienados em confronto. Nada disso está acontecendo. Sob esse aspecto reina a paz.

Essa realidade, no entanto, não coloca cortinas intransponíveis diante dos olhos de um povo pacífico, que acordou cansado de ser enganado, por quem deveria orientá-lo e conduzi-lo, que são os políticos, as autoridades do executivo e do judiciário, cujas instituições estão tomadas pela doença grave da corrupção, da ilegalidade e da imoralidade, cujas vozes poderosas de Joaquim Barbosa e Eliana Calmon, entre outras, já apregoaram rotundamente.

Ora, se essa realidade está cristalina para as mais altas autoridades do País, as mais respeitadas e admiradas, e para o povo jovem que está nas ruas, apoiado pelo povo que está em casa observando, nada de retrocesso será admitido, senhora professora...

Sunday, June 23, 2013

A ULTIMA CARTA QUE BRIZOLA RECEBEU


A carta que estamos publicando agora foi encaminhada a Leonel Brizola na data registrada abaixo, quando o companheiro ainda presidia o PDT, porque eu estava indignado com a safadeza que reinava no diretório do PDT do Distrito Federal, a carta fala por si.

Leia-a, talvez essa carta seja a última carta que o Brizola tenha recebido. A mais atrevida, porém, a mais respeitosa, porque, de fato, quando respeitamos alguém, e eu respeitava muito o companheiro Brizola, temos que lhe dizer a verdade. Principalmente, quando esse alguém tem força política que pode mudar a vida da sociedade.

            Penso que a Presidente Dilma está precisando receber cartas atrevidas. Pois, está cercada de bajuladores, amedrontados com os seus arroubos. Abra os seus ouvidos Presidente, se o Brizola estivesse vivo, certamente, estaria dizendo verdades que a senhora precisa escutar, para o seu próprio bem, para o bem do Brasil. Infelizmente o PDT ainda não se transformou...

Brasília-DF, 22 de maio de 2004.

Ao                                                               
Partido Democrático Trabalhista – PDT.
Presidente Nacional – Leonel de Moura Brizola.


Prezado Companheiro,


         “O maior pecado da autoridade é a omissão, e o pior cego é aquele que não quer ver”. Estas são palavras sábias, verdadeiras, que as autoridades não devem esquecer, ainda que por alguns minutos. Ignorar esses princípios por alguns anos é inaceitável para qualquer ser humano, principalmente por aqueles que possuem uma bela história. Essa, até que sejamos convencidos do contrário, tem sido a vossa postura diante do Diretório do PDT do Distrito Federal.

A história do nosso partido no DF confirma o que estamos dizendo. Têm jovens simpatizantes da Causa Brizolista sentindo-se envergonhados ao andarem nas ruas de Brasília, quando são interpelados por outros jovens, de outros partidos, que têm a liberdade de atuarem livremente, de fazerem a política sadia.

Sou um homem de meia idade, acostumado ao trabalho por tradição e convicção. O que nos levou filiar ao PDT, inicialmente por Minas Gerais apoiando o amigo Zé Maria Rabelo foram a vossa bela história e a dele. Conhecemos bem as duas histórias, sabemos até de detalhes que e o companheiro Brizola pode já ter esquecido.

Porém a nossa história o companheiro não conhece. Pouco importa pode pensar, mas, para nós que somos um dos poucos remanescentes brizolista que ainda freqüenta o partido por aqui, é importante.

Nunca é demais lembrar, que uma única pessoa, pode fazer grande diferença para a humanidade, para um país, para um estado, para um município ou mesmo para uma família. É claro para nós, que o cidadão, que o político Leonel de Moura Brizola, já fez e continuará fazendo a diferença.  

Sabemos, fazemos a devida correlação entre as escolas que o companheiro construiu no Rio Grande, com a cultura ativa daquele povo. O povo do Rio Grande aprendeu naquelas escolas foi sacudido, o Estado ficou pequeno para o seu povo, que a partir daí saiu desbravando o serrado. A “doença” pegou, contaminou todo o Sul, ramificou por todo o Brasil e hoje a minha região de nascimento é rica por conta disso. É bela a história do Nacionalista.

         Portanto companheiro Brizola, não pense que é atrevimento da nossa parte dizer-lhe estas palavras, porque na verdade o Senhor precisa ouvi-las com carinho, porque ditas com respeito é claro, para o bem de Brasília e do Brasil.

Liberte-se dos bajuladoras, o Senhor perdeu eleições por conta deles. Esse tipo de gente trabalha na contra mão da vossa invejável história, uma história construída no enfrentamento. Esse tipo de gente não serve a ninguém, muito menos aos interesses do nosso país. Brasília em particular, está pagando muito caro pela omissão do PDT. A corrupção vai-se arraigando, mais forte a cada dia.
   
Para mudar esse quadro e ajudar o companheiro a virar esta mesa, queremos fazer parte do Diretório Nacional. Queremos ter liberdade para fazer a necessária Convenção Regional aqui em Brasília. Gostaríamos que o companheiro patrocinasse esta idéia. Todos sairemos ganhando. Não devemos ter medo de nada a essa altura da vida, muito menos, de abrir as portas do nosso querido PDT.

         O que o companheiro pensa que pode ganhar, ou perder, mantendo as portas do partido fechadas para o povo em Brasília?

Hoje, filia-se ao PDT somente os “amigos do Rei Michel”. – O companheiro imagina estar cumprindo a lei e os nossos estatutos mantendo o Sr. Georges Michel e a Senhora Jô à frente do PDT numa interinidade que já dura mais de uma década?

São eles, pessoas realmente de boa índole, corretas em suas posturas para com os outros companheiros, em suas posturas políticas?

Estão eles defendendo os reais interesses do PDT, de Brasília e do Governador Brizola?

A lei muitas vezes funciona quando é requerida!

         Queremos acreditar que o companheiro não tenha recebido nossas insistentes correspondências, pelo visto existem pessoas que se dignam filtrá-las, disso não temos dúvidas. Para não corrermos o risco de “extravio” no caso, estamos encaminhando esta, por vários veículos, inclusive com o devido registro.

         A dupla Michel e Jô não deve continuar impedindo o desenvolvimento do partido em Brasília, porque, nada justifica esse fato.

Os erros que cometeram são mais graves do que aqueles que o companheiro tem usado para outras expulsões. Ou será que, os dois são intocáveis mesmo cometendo atos ilegais?

         A dupla, Rei Michel e Rainha Jô chamaram a Policia Federal para expulsar da sede do Diretório Regional do PDT-DF, companheiros filiados, candidatos nas últimas eleições, que queriam protocolar uma simples correspondência que “por acaso” depõe contra eles.

Que partido é esse?

O Brizola que existe em nossos corações jamais concordará com medidas como essa e outras tantas que vêem tomando, nem se calará diante de fatos ilegais, imorais, e ainda com o abuso de “autoridade”.

         Acreditamos que valerá a pena uma boa reflexão do companheiro, diante dos casos que poderá comprovar, antes que o custo político seja irremediavelmente grande para o nosso partido em Brasília. A “oposição” está de olho!

         Na expectativa da manifestação do companheiro e do Partido Democrático Trabalhista – PDT, aguardaremos as providências que são necessárias.

                                                                                       Atenciosamente,


Eustáquio Costa - PDT-DF.
                                                                              

NÃO EXIJA NEM DE DEUS


Não exija de ninguém, o que você mesmo pode fazer por você. Os governos as corporações não farão nada por você, estão ocupados fazendo pelo seu grupo, por sua claque, apenas por eles. Porém, as corporações são tão importantes que você deve construir a sua.

Não devemos esperar nem depender dos modos atuais de funcionamento da sociedade, precisamos estruturar a mudança que queremos, contra os políticos de hoje, substituindo-os por outros políticos, sem vícios, que tenham vergonha na cara, que valorizem as famílias enquanto célula principal da organização social.

Para quem acredita em Deus e eu acredito, precisamos compreender que Deus não precisa ser chamado a cada minuto. O Deus que eu acredito nos enxerga a todos, durante todo o tempo. O Deus que eu acredito não se alimenta do dinheiro. Mas, da energia, dos sentimentos que vêm do coração. O Deus que eu acredito não é bom, nem é mau, nem é ruim, Ele é tudo!

Segundo Mahatma Gandhi, “Deus responde à prece à sua própria maneira, não à nossa”. O Deus que eu acredito não me causa medo, não me julga, nem me critica, nem se irrita com os meus erros, nem me incomoda, nem me castiga. O Deus que eu acredito é amor absoluto! Por isso, eu defino o meu Deus, segundo o Deus de Spinoza.

O Deus que eu acredito não faz nada por mim, mas ele me fez, e isso é o bastante. O Deus que eu acredito me ensina a fazer, mas, não me obriga a fazer. Ele me deu as mães, a ferramenta mais perfeita, porém, não me obriga a usá-las, nem para o bem, nem para o mal, a decisão será sempre minha.

Entretanto, se eu enxergo que usando as minhas mãos para o bem, elas ficarão cada vez mais fortes, aí sim eu também me beneficiarei. Quem manipula, trabalha com as mãos, e controla com a visão o que está fazendo, ainda que seja cego, provocará em seu cérebro novas conexões neuronais, e terá um cérebro cada vez mais poderoso.

Use as suas mãos, controle-as com a sua visão, ou com a visão maior, a de seus dedos, a de seu coração, a de seu corpo que sente e fala, fala com a sua própria alma.

Saturday, June 22, 2013

É URGENTE A REFORMA POLÍTICA


A presidente Dilma Rousseff se quiser permanecer no poder, terá de enfrentar a Reforma Política, como prioridade das prioridades, enquanto tem cacife, porque, ninguém agüenta mais a crise permanente de representação política dentro dos partidos, que reflete em todo o convívio social.

Apenas para citar um exemplo que eu conheço bem, o PDT – Partido Democrático Trabalhista de Leonel Brizola, que ajudei a construir desde a primeira hora, é “liderado” por Carlos Lupi, um jornaleiro despreparado que vendia jornais para o Brizola, quando ficou conhecendo o Governador.

A experiência de Carlos Lupi que o levou a presidir o partido, é a de ex-carregador de malas de Brizola. Esperto, aproveitou para guardar a documentação do partido, e se apoderou da burocracia partidária, como carrapato, sua única força, sob a conivência de deputados e senadores passivos. Tudo acontece sob o olhar leniente da “Justiça Eleitoral”, que faz vista grossa diante das mazelas que acontecem dentro dos partidos, sob o argumento de que se trata de questão "interna-corporis", não podendo o Judiciário imiscuir-se no âmbito das entidades partidárias.

Ora, com esse aval tudo pode acontecer, e de fato acontece, dentro dos partidos, que não passam de abrigos de quadrilhas organizadas ou desorganizadas, que usam e abusam do dinheiro do Fundo Partidário, dinheiro público, como se fosse dinheiro privado.

Agora os caciques de todos os partidos estão defendendo a lista partidária de candidatos, que será feita no PDT, é claro, pelo Sr. Carlos Lupi, e sua claque, sem nenhum respaldo eleitoral, porque, o ilustre cidadão, nunca teve votos que justificassem a sua posição.

Na última eleição em que o Senador Cristovam Buarque foi candidato a presidente da república, pelo PDT, de direito, seria candidato o ex-senador Jefferson Peres. No entanto, Cristovam chegou com seu pára-quedas de bolinhas azuis e tomou o lugar de um dos maiores ícones do Senado Brasileiro.

O Senador Jefferson Peres na época confessou a sua indignação. Mas, disse, "que não poderia fazer nada, diante do comportamento de Carlos Lupi, que dominava a burocracia partidária".

São apenas alguns exemplos do que acontece em um partido importante, que não podem continuar a acontecer. Para que não aconteçam tais absurdos, basta que a JUSTIÇA ELEITORAL coíba-os, prenda os caciques irresponsáveis, pois é isso que eles merecem, pelo mal que causam à Nação.  

Friday, June 21, 2013

PARTIDOS POLÍTICOS


Dediquei os melhores anos da minha juventude à criação de um partido político, o PDT de Leonel Brizola, o “Partido Democrático Trabalhista”, e ao BRB – Banco de Brasília S.A., o Banco do Estado do Distrito Federal, banco público, porque acreditava nas duas instituições.

Pelo PDT fui candidato a deputado constituinte e a prefeito de Unaí – MG, morando em Brasília, o sacrifício visava o crescimento do partido no qual eu acreditava. Acreditava também na possibilidade de eleição de Brizola, presidente do Brasil, e em suas idéias. Passada a fase de criação do partido, trouxe de volta o meu domicílio eleitoral para Brasília, quando fui candidato a deputado distrital e a deputado federal.

Quando eu ocupava o ultimo posto de carreira no BRB, o banco da Capital, o hoje Senador Cristovam Buarque foi eleito Governado do Distrito Federal. Para minha surpresa, porque ajudei na sua eleição, o ilustre cidadão, então Governado do DF, nomeou uma quadrilha para dirigir o BRB, fui convidado literalmente para fazer parte da quadrilha. Não aceitei, e ainda denunciei a quadrilha aos órgãos competentes.

Passei a ser perseguido. Sofri ameaça de morte. Com a dureza e longevidade da perseguição, fiquei doente. Tive depressão profunda, que me parou, que me tirou o controle de mim mesmo.

Na fragilidade, de licença saúde, com o contrato de trabalho suspenso, recebendo pelo INSS, tive o meu nome incluído no PDIV – Plano de Desligamento Incentivado e Voluntário promovido pelo BRB, sem a minha manifestação de vontade, sem assinar qualquer pedido para ter o meu nome incluído no PDIV.

Quando voltei ao banco, ao final de uma licença médica, recebi o comunicado que não era mais funcionário do banco que também ajudei a construir por 21 (vinte e um) anos.

A quadrilha baixou a minha carteira de trabalho porque está com ela em seu poder, em razão da licença médica, e rescindiu o meu contrato de trabalho.

Doente, na ocasião, não tive força para lutar, para exigir os meus direitos, porque a doença não permitia. Mas, também, porque a quadrilha me sonegara os documentos importantes que eu precisava para provar a trama criminosa que fora perpetrada contra mim.

Quando tive melhora no meu quadro de saúde, que a depressão cedeu, e pude juntar documentos que justificavam ação trabalhista, ajuizei-a: 00787-2005-012-10-00-8 - 12ª Vara do Trabalho de BRASÍLIA-DF.

A juíza que trabalhou no meu processo fez uma lambança. A lambança passou por todas as instâncias e foi confirmada, irresponsavelmente, pela “Justiça do Trabalho”, porque decretou a prescrição do meu direito, que de fato, é imprescritível.

Quando o Senador Cristovam chegou de pára-quedas ao PDT, juntou a sua claque e me expulsou do PDT, o partido que eu ajudei a construir como relatei antes, em retaliação às denúncias que fiz, contra a quadrilha que nomeou. Tudo está contado no processo trabalhista, mas, não foi lido de modo suficiente, pelas autoridades trabalhistas.

Para sustar a minha expulsão do PDT ajuizei ação junto ao TRT-DF que declinou de sua responsabilidade, o processo foi para TJDF, transitou em julgado a manutenção da minha filiação ao partido, vejam a ementa:

“Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT
Circunscrição : 1 - BRASILIA
Processo : 2006.01.1.056808-4
Vara : 202 - SEGUNDA VARA CIVEL

Processo : 2006.01.1.056808-4
Ação : DECLARATORIA
Requerente : JOSE EUSTAQUIO COSTA
Requerido : PDT PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA

Sentença

EMENTA

CIVIL E PROCESSUAL CIVIL - AÇÃO DECLARATÓRIA DE NULIDADE - EXPULSÃO DE INTEGRANTE DO PARTIDO - COMISSÃO ÉTICA EXTRAORDINÁRIA – IRREGULARIDADE NA FORMAÇÃO DOS ÓRGÃOS PARTIDÁRIOS - VIOLAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGAL, AMPLA DEFESA E CONTRADITÓRIO - AUSÊNCIA DE CONVOCAÇÃO - IRREGULARIDADE INSANÁVEL - NULIDADE DA EXPULSÃO - PEDIDO JULGADO PROCEDENTE.
(...).

Hoje eu vejo o ilustre Senador Cristovam Buarque posando de bom moço no parlamento, no Senado da República, querendo mostrar-se como estadista diante do movimento apartidário que movimentou o Brasil e os brasileiros nos últimos dias. Cristovam jamas será um estadista, não tem moral para tanto.

Você precisa saber a verdade sobre a “Justiça do Trabalho” de Brasília, e sobre o Senador Cristovam. A Justiça do Trabalho, ainda que involuntariamente, está protegendo a quadrilha que eu denunciei...

Faça uma análise a partir da minha história. Tudo que digo aqui está provado materialmente no processo em epígrafe, e são informações públicas.

A minha luta para fazer justiça não terminou, vou agora ao CNJ, movimentar a OAB, o Ministério Público, etc.

Em breve eu darei o nome de todos os juízes e ministros que julgaram o meu processo, e o fizeram porcamente.

Inclusive o nome de uma ministra que, em audiência, ao julgar o meu processo, disse: “depressão não é doença, é apenas um sintoma”. Você concorda com essa ministra. Eu não concordo!

Quando ao Senador Cristovam, para mim, e posso provar, é um grande enganador, é o PAPAGAIO DA EDUCAÇÃO, fala, fala, fala, mas não faz nada que mude a educação no Brasil.

Me aguarde PDT – DF... 

MAHATMA GANDHI


São quase duzentas frases ou pensamentos atribuídos ao grande pensador, Mahatma Gandhi, que mudou a vida de seu povo, pelo exemplo, ou seja, mudou a sua própria vida para mudar a vida de seu povo.

Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita.

A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?

O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.

Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.

Olho por olho, e o mundo acabará cego.

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.

O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não.

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Se queremos progredir não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.

Nas grandes batalhas da vida o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.

O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.

Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.

O amor é a força mais sutil do mundo.

Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.

Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.

A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.

Os fracos nunca podem perdoar.

O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.

Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição.

Posso ser uma pessoa desprezível, mas quando a verdade fala em mim, sou invencível.

Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.

De modo suave, você pode sacudir o mundo.

É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras.

Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte e quatro horas por dia.

As doenças são os resultados não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamento.

Algemas de ouro são muito piores que algemas de ferro.Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.

Deus é puríssima essência. Para os que têm fé nele, Deus simplesmente é.

A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde.  A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível.

A vida merece algo além do aumento da sua velocidade.

Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.

O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente que há no mundo.

A satisfação está no esforço e não apenas na realização final.

A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula.

Olho por olho, e o mundo acabará cego.

Uma vida sem religião é como um barco sem leme.

Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo.

Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo.

A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea.

A minha fé, nas densas trevas, resplandece mais viva.

A dignidade pessoal e a honra, não podem ser protegidas por outros, devem ser zeladas pelo indivíduo em particular.

As verdades diferentes na aparência são como inúmeras folhas que parecem diferentes, mas, estão na mesma árvore.

A pureza de espírito e a ociosidade são incompatíveis.

Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim, tudo o que não pode ser dividido com as multidões é tabu.

A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular.

A fé não é algo para se entender, é um estado para se transformar.

O mundo está farto de ódio.

Nunca país algum se elevou sem se ter purificado no fogo do sofrimento.

Aquele que tenta reformar o seu próximo não deve cultivar nunca uma grande amizade com ele antes do objetivo ter sido atingido.

Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente.

A bondade deve estar ligada ao saber. A simples bondade pouco adianta; é o que tenho constatado.

A não-violência absoluta é a ausência absoluta de danos provocados a todo o ser vivo. A não-violência, na sua forma ativa, é uma boa disposição para tudo o que vive. É o amor na sua perfeição.

Como defender uma civilização que somente o é de nome, já que representam o culto da brutalidade que existe em nós, o culto da matéria.

Quando é preciso escolher entre liberdade e erudição, quem não dirá que prefere mil vezes à primeira?

A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.

Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.

Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.

Um covarde é incapaz de demonstrar amor. Isso é privilégio dos corajosos.

Acreditar em algo e não o viver é desonesto.

Deus responde à prece à sua própria maneira, não à nossa.

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação.

A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.

Não existe um Caminho para a PAZ.

A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.

Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo.

A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.

Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.

De nada adianta a liberdade se não temos liberdade de errar.

Estou convencido das minhas próprias limitações - e esta convicção é minha força.

Meu esforço nunca deve ser o de diminuir a fé do outro, mas torná-lo um melhor seguidor de sua própria fé.

Não é preciso entrar para a história para fazer um mundo melhor.

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita.

A verdade é dura como diamante e delicada como a flor de pessegueiro.

Às vezes a felicidade se esquece de nós. Mas nunca devemos nos esquecer da felicidade.

Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra.

A verdade reside em todo coração humano, e cada um deve procurar por ela lá, e ser guiado pela verdade assim que a veja. Mas ninguém tem o direito de forçar os outros a agirem de acordo com sua própria visão da verdade.

A Força não vem da capacidade física, ela vem de uma vontade inabalável.

Por mais dura que seja uma natureza, ela se fundirá ao fogo do Amor. Senão se fundir é porque o fogo não é bastante forte.

A desconfiança é a melhor parte do conhecimento.

Seja a mudança que você está tentando criar.

O único tirano que aceito neste mundo é a voz interior, suave e serena.

Se um único homem atingir a plenitude do amor, neutralizará o ódio de milhões.

Ser solidário com Deus é saber procurar o Pai no silencio do coração, e quando senti-lo plenamente guardar a paz para depois oferecê-la aos sofredores do caminho.

Vencer por meios que não acredito me trazem resultados que não preciso.

Nos momentos de dificuldade de minha vida, lembrei-me que na história da humanidade o amor e a verdade sempre venceram.

Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.

Se quisermos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.

Acredito que um tal sistema educativo permitira o mais alto desenvolvimento da mente e da alma. É preciso, porém, que o trabalho manual não seja ensinado apenas mecanicamente, como se faz hoje, mas cientificamente, isto é, a criança deveria saber o porquê e o como de cada operação.

Os covardes "morrem" muitas vezes, antes de morrer.

Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.

Coisas que nos parecem impossíveis só podem ser conseguidas com uma teimosia pacífica!

Se Ages contra a justiça e eu permito que assim o faças, então a injustiça é minha.

O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisam humilhar os outros, para sentirem-se fortes.

Seja a mudança que você deseja para o mundo.

A fé precisa ser reforçada pela razão. Quando a fé é cega, ela morre.

A fé – um sexto sentido – transcende o intelecto sem contradizê-lo.

Na verdade há tantas religiões como indivíduos.

Os erros não se tornam verdadeiros por se difundir e multiplicar facilmente. Da mesma forma, a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém a ver.

A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.

Toda a verdade abstrata é sem valor se não estiver encarnada em homens que a apresentam e provam estar prontos a morrer por ela.

Um homem não pode fazer as coisas certas em um departamento de sua vida enquanto erra em qualquer outro. A vida é um todo indivisível.

No momento em que o escravo decide que não quer ser escravo, suas correntes caem ao solo. Se libera e mostra aos outros como fazê-lo. A liberdade e a escravidão são estados mentais.

Qualquer coisa que você faça será insignificante, mas é muito importante que você faça.

O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros.

A satisfação reside no esforço, não no resultado obtido. O esforço total é a plena vitória.

Quando não se possa escolher senão entre a cobardia e a violência, aconselharei a violência.

O fraco nunca pode perdoar. Perdão é um atributo dos fortes.

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.

Você pode me acorrentar, você pode me torturar, pode até destruir o meu corpo, mas você nunca vai aprisionar a minha mente.

O amor de um único ser, neutraliza o ódio de milhões de seres.

Live as if you were to die tomorrow. Learn as if you were to live forever.

As enfermidades são os resultados, não só dos nossos atos, como também dos nossos pensamentos.

Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada. O ontem e o amanhã.

O mundo é capaz de prover para todos o suficiente às suas necessidades básicas. Mas, não é grande o bastante para prover os desejos de uma só mente ambiciosa.

Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis.

Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma.

O sofrimento e apenas o sofrimento abre no homem a compreensão interior.

A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.

A não-violência é a mais alta qualidade de oração. A riqueza não pode consegui-la, a cólera foge dela, o orgulho devora-a, a gula e a luxúria ofuscam-na, a mentira esvazia-a, toda a pressão não justificada a compromete.

Olho por olho terminará fazendo com que o mundo inteiro fique cego.

Sem as minhas preces, há muito tempo já teria sido um lunático.

A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.

A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.

A alegria esta na luta, na tentativa, no sofrimento, não na vitória propriamente dita.

Nas questões de consciência a lei da maioria não conta.

Viva como se você fosse morrer amanhã.

Aprenda como se você fosse viver para sempre.

Quando eu desesperar, me lembro que em tudo na história, os modos da verdade e do amor sempre ganharam. Houve os tiranos e os assassinos, e durante um tempo eles podem parecer invencíveis, mas o fim eles desabam sempre. Pense nisto - sempre.

Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma força capaz de mover o mundo.

Quando me desespero, lembro-me de que em toda a História a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis mas, no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre.

Na verdade, há tantas religiões quantos forem os indivíduos.

A terra possui recursos suficientes para prover às necessidades de todos, mas não à avidez de alguns.

A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?

A abstenção só é perdão quando há o poder para punir.

De olho por olho e dente por dente o mundo acabará cego e sem dentes.

Você deve ser o exemplo da mudança que deseja ver no mundo.

A Vitória Alcançada Pela Violência É O Equivalente A Uma Derrota, Pois É Passageira.

Aprendi através da experiência amarga, que nossa ira controlada transforma- se em uma força capaz de mover o mundo.

Não tente adivinhar o que as pessoas pensam a seu respeito. Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é. Mesmo que outras pessoas não se importem. Atitudes simples podem melhorar sua vida. Não julgue para não ser julgado... Um covarde é incapaz de demonstrar amor - isso é privilégio dos corajosos.

Houve tiranos e assassinos... E, por um tempo, eles parecem invencíveis... Mas, no final, sempre caem. Pense sempre nisto.

Os fortes só o são por um instante, como o sonho de uma tarde que dura apenas um momento. No final, são sempre destroçados. São como poeira ao vento.

O amor é a força mais sutil do mundo.

Amo o cristianismo, mas odeio os cristãos, pois não vivem segundo os ensinamentos de Cristo.

Cuide dos meios. O fim cuidará de si mesmo.

Como seres humanos a nossa grandeza reside não tanto em ser capazes de refazer o mundo… mas em sermos capazes de nos refazermos a nós mesmos.

Quando admiro a maravilha de um pôr-do-sol ou a beleza da lua, minha alma se expande em reverência ao Criador.

Meu Senhor ajude-me a dizer a verdade diante dos fortes e não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.

Não devo servir vizinhos estranhos em detrimento dos mais próximos.

Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma. Como o corpo que se lava não fica sujo, sem oração se torna impuro.


Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

A minha vida é um todo indivisível,e todos os meus atos convergem uns aos outros;e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda humanidade.

A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.

En la tierra hay suficiente para satisfacer las necesidades de todos, pero no tanto como para satisfacer la avaricia de algunos.

Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você...! O mundo exterior reflete o universo interior.

Onde há amor há vida.

Não há caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.

Você precisa ser a mudança que quer ver no mundo.

Olho por olho levará com que o mundo inteiro acabe na cegueira.

A Raiva e a Ingratidão são irmãs gêmeas da incompreensão.

Vitória atingida por violência é equivalente a uma derrota, e se torna momentânea.

Não se constrói uma nação justa sem ter homens justos!

Quando admiro a maravilha de um pôr-do-sol ou a beleza da lua, minha alma se expande em reverência ao Criador.

Um objeto, mesmo que não tenha sido adquirido por meio de roubo, deve ser, no entanto, considerado como furtado se o possuímos sem dele precisarmos.

Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas estejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível.

O amor de uma pessoa destrói o ódio de milhões.

Seja a mudança que você deseja ver no mundo.

O TEMPO É IMPLACÁVEL


O povo brasileiro deixou de ser massa de manobra, deixou de ser público, que assiste passivamente o teatro do absurdo patrocinado pelas instituições: o parlamento, o judiciário, e o executivo.

Entretanto para que essa realidade se perpetue, é preciso que o movimento Passe Livre, exija realmente o passe para a liberdade efetiva e permanente de uma sociedade cansada de ser extorquida.

É preciso que as lideranças apareçam e tome cada uma o seu acento na mesa de negociação com os governos e governantes, é preciso estar vigilante.

O sucesso do movimento do ponto de vista de mídia, não neutraliza as artimanhas políticas, nem desmobiliza as quadrilhas históricas.

A presidente Dilma Rousseff precisa organizar o seu governo segundo o novo critério de visão social, que não aceita mais o fisiologismo barato e improdutivo, que na verdade só produz malefícios para a sociedade.

Se a presidente Dilma Rousseff quiser firmar sua imagem de seriedade e de dureza contra a corrupção, precisa urgentemente, convocar prefeitos, governadores, representantes dos vereadores, deputados e senadores, e dar o seu recado, mostrar que está em sintonia com o pensamento do povo. Por  se não o fizer, capitalizará o seu fracasso com liderança.

Nas ruas não se viu qualquer cidadão com histórico político se apresentar no meio do povo, mesmo sabendo que o movimento é pacífico.

Essa realidade demonstra não só o descrédito do povo em relação, é claro, a maioria dos políticos, mas, dos políticos para com eles mesmos. Sabem que não têm mais nenhum prestígio. Haverá renovação jamais vista, nas próximas eleições.

Mas, as raposas políticas jogarão o jogo do tempo para tentarem sobreviver. O tempo implacável cura feridas e abre cicatrizes, mas, esvazia memórias importantes, também.

Por isso, o povo não deve ir para o sofá assistir o filme que protagonizou. Fazer sucesso não foi tão difícil. Manter-se no trono, superar-se no tempo, aí, é preciso continuar escrevendo a história.

A biografia de um povo não para, é construída em um palco permanente é burilada num ambiente sem cortinas.

A partir de agora, a coroa do sucesso será o alvo, uma jóia preciosa, cobiçada, que de tão preciosa, muitas vezes, para não ofuscar outras jóias, precisa ser destruída.

A vigilância deve ser permanente, as lentes precisam ser limpas e de boa qualidade, para perceber as mudanças, para não ofuscar a visão, para não permitir surpresa a quem surpreendeu, porque, aí tudo será como d’antes.

O JOGO VICIA TANTO QUANTO AS DROGAS


Regularmente recebo em meu celular proposta de jogo gratuito, com oferta de prêmios. Na semana que passou, respondi diversas perguntas para acumular pontos para, ao final, diziam concorreria a um prêmio.

Depois de várias perguntas respondidas, vinha sempre a proposta de pagar alguns centavos, por dia, para continuar concorrendo. Sempre eu respondia não. Vinham novas perguntas gratuitas, para acumular pontos. Eu as respondia. Logo vinha nova proposta para pagar os tais centavos, para continuar a concorrer. Percebi que tudo não passava de uma enganação. Mas, para quem é doente viciado em jogo, ou potencialmente viciado, logo entrará no jogo, e terá os seus créditos subtraídos, e mais tarde, certamente, será mais um viciado.

Parei de responder as perguntas, mas, continuam chegando as mensagens para que eu responda, sempre com a proposta de pagar para concorrer, que me incomodam nas horas mais importantes.

Essa realidade me tira a concentração no trabalho, e ainda preciso gastar tempo para apagar, para esvaziar meu celular dessas porcarias.


Penso que essa não é a função de uma telefonia séria, que precisa existir para atender à necessidade de comunicação entre as pessoas e empresas. 

Por onde andam as autoridades? 

Para mim essas arapucas não passam de uma nova forma de corrupção, que pode até ser legal, mas, é imoral.

A HORA É DE AÇÃO PRESIDENE DILAMA ROUSSEFF


A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, precisa entender que é hora de escutar as ruas e endurecer o pulso contra os políticos corruptos, desonestos, que querem o dinheiro público para, apenas, desviá-lo para os porões da corrupção.

É hora de a presidente agir contra a aprovação da PEC 37, que visa tirar o poder de investigação do Ministério Público, medida que só interessa aos políticos pilantras.

O silêncio da presidente é um silêncio perigoso, porque a corrupção é tão grave e tão escandalosa, que precisa de um grito forte, de um basta!

O movimento que toma contra do País, no seu mais profundo sentimento, quer banir a corrupção e os corruptos da política brasileira.

É hora de a presidente mostrar que tem limite para o pragmatismo político, é hora de dizer não as alianças espúrias, bizarras, e inconseqüentes.

É hora de a presidente entender o recado que vem das ruas, que é um recado direto para todas as instituições brasileiras, inclusive, para a presidência da república, que é preciso ouvir a sociedade, porque, as instituições estão à margem da sociedade, à margem dos interesses da sociedade que paga o salário de seus funcionários.

O movimento que está nas ruas não é contra ninguém, mas a favor de idéias, de mudança de rumo da política brasileira.

O povo quer investimento permanente na educação, na saúde, na segurança, quer emprego para a juventude, quer cursos técnicos que preparem os jovens para ocupar as vagas disponíveis nas indústrias e no comércio.

O movimento é contra a violência, é contra a violência que transforma os jovens brasileiros em matadores frios. Que matam pelo prazer de matar. Que matam pela adrenalina. Que matam sem piedade, sem compreender que a vida é o maior patrimônio de todos nós.

O movimento de hoje, 20.06.2013, juntou mais de dois milhões de pessoas em todo o Brasil, para dizer aos vereadores, aos deputados, senadores, ministros, secretários, presidentes de empresas públicas e aos senhores juízes que, todos eles não passam de funcionários públicos, não importa se o órgão em que trabalham, seja mais ou menos importante, mas, são apenas funcionários públicos, que escolheram a carreira pública, e por isso, trabalhar bem e honestamente em favor do povo, é uma obrigação.

Trabalhar bem para atender aos anseios da sociedade é obrigação legal e moral, de quem assume função pública. Não é mais aceitável que trabalhem para lubrificar os seus próprios umbigos, é preciso que as autoridades criem todas, vergonha em suas caras.

Essa gente não enxerga a realidade, a sua própria realidade, a realidade de uma sociedade que a cada dia se transforma, aprende e se acultura, à revelia das instituições que andam a reboque dos acontecimentos mundiais.

O recado do movimento que ganhou as ruas é no sentido de que esgotou a paciência coletiva contra as instituições públicas covardes e irresponsáveis. Não importa qual seja o seu grau de importância institucional, todas se igualam na canalhice, que precisa de um basta rotundo.  

O mal feito deve dar lugar ao bem feito... O povo espera o grito da Presidente!

Thursday, June 20, 2013

POR ONDE ANDAM AS LIDERANÇAS PARTIDÁRIAS


Na democracia a oposição terá sempre papel fundamental. No Brasil, infelizmente, desde que o PT chegou ao poder a primeira medida foi destituir a oposição do cargo.

O PT visava ser um governo hibrido, ou seja, oposição e governo simultaneamente, e conseguiu. Durante o governo PT, o ex-presidente Lula aprovou tudo... De fato, o PT era melhor oposição do que o arremedo de hoje.

Não há uma voz forte que se oponha. Não há um grupo de partidos que se oponha ao governo. O que existe é uma oposição eventual. A adesão formal ou tácita é a regra!

Vejamos a definição de oposição, para vermos se alguma coisa se encaixa: “ato ou efeito de opor ou de opor-se, resistência que se opõe a uma ação; hostilidade. Empecilho, obstáculo, estorvo, dificuldade, contraste, incompatibilidade. Conjunto de partidos que combatem um governo.”

Não há qualquer dificuldade para o governo atual no sentido de continuar com os seus projetos, bem ou mal conduzidos, zelando ou não pelo dinheiro público.

A oposição brasileira está mais próxima de um concílio, onde se discute apenas os assuntos dogmáticos ou disciplinares.

A oposição esquece o tempo que passa, e a vida que segue, de qualquer modo. Esquece o dinheiro que vai pelo ralo, e quanto dinheiro sai pelo ralo, todos os anos.

O Brasil precisa de uma nova oposição. O movimento popular que se estabeleceu em todo o país, que protesta pacificamente, tem a força de construir a nova oposição, ou a nova situação que os brasileiros precisam.

Nas próximas eleições, certamente, haverá a maior renovação política a ser registrada pela história do País. Quem viver verá.

É preciso destituir dos partidos todos os caciques irresponsáveis que não pensam na sociedade, mas, em seu próprio umbigo. 

É inaceitável que os partidos políticos que recebem dinheiro público para funcionar, sejam mais abrigos de quadrilhas organizados ou desorganizados, do que uma entidade preocupada com a solução dos problemas nacionais.

Por onde andam essas lideranças partidárias neste momento em que as pessoas vão para as ruas protestar. Cadê os partidos, na verdade eles não são partes da sociedade.

As falsas lideranças estão todas caladas, com o rabinho entre as pernas, morrendo de medo, com medo de perderem o seu status. 

Wednesday, June 19, 2013

QUEIMANDO DINHEIRO


Enganam-se aqueles que pensam que os protestos que tomam conta do Brasil, exigem apenas a redução do preço das passagens de ônibus ou de metrôs, é muito mais do que isso.

O gigante acordou furioso e nunca mais será o mesmo! Acordou tarde, infelizmente, perdemos muito tempo de construir as mudanças e transformações sociais necessárias, para garantir a distribuição da renda, e da riqueza nacionais. 

A sociedade cansou do Jogo Sujo que permeia a política, a justiça e os governos, genericamente. A sociedade vai exigir as reformas: política, tributária, financeira, educacional, etc.

A ansiedade do povo é com o péssimo serviço de transporte público caro e ineficiente, realidade que não mudará com a redução de preço de tarifas.

A sociedade cansou de ver suas estradas esburacadas encarecendo o preço do transporte dos alimentos, e, em conseqüência do próprio alimento para o consumo interno, ou para a exportação.

O dia tem 24 horas, o período naturalmente reservado ao descanso, para dormir, necessário para preservar a saúde do trabalhador, é mínimo de 8 horas.

Sobram 16 horas para trabalhar, estudar, conviver com a família, com a sociedade, e se preparar para garantir participação efetiva no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente.

Das 16 horas que sobram, é inadmissível que o trabalhador gaste 30% delas, ou seja, em torno de 5 horas, para ir e vir de casa para o trabalho, nas grandes cidades, São Paulo, por exemplo, porque, o sistema de transporte é decadente, ineficiente, irresponsável e inconseqüente. As pessoas não vivem, vegetam, morrem um pouco a cada dia, dentro de ônibus e metrôs lotados.

A sociedade cansou de ver o seu dinheiro queimado literalmente, no transito parado, em seus automóveis, porque as cidades não comportam mais, tantos carros em suas vias.

Todos os anos são bilhões de prejuízos que a sociedade sofre com o combustível queimado sem prestar qualquer serviço, ao contrario, piorando a qualidade do ar que respiramos. O prejuízo aumenta ainda mais, quando se contabiliza o tempo perdido todos os dias, nos congestionamentos, no ir e vir de cada cidadão para o trabalho, numa viagem interminável.

A sociedade cansou de sofrer passivamente, o massacre de políticos inescrupulosos, de autoridades incompetentes e canalhas, verdadeiros ladrões do dinheiro público, que estão no executivo no legislativo e no judiciário. Salvam-se poucos cidadãos verdadeiramente preocupados com a sociedade.

A sociedade cansou de ver o dinheiro público gasto em obras que não acabam nunca, e quando são entregues, acontece diante de conluios inaceitáveis, e ainda são de péssima qualidade, já precisando de reformas imediatas.

A sociedade compreendeu que, não falta competência, pois, para fazer estádios de futebol suntuosos, existe dinheiro, e as obras acontecem em tempo recorde.

A sociedade cansou da falta de saúde, de segurança, de lazer, de escolas e de professores preparados para oferecer aos seus filhos, a formação e informação necessárias, para garantir espaço no mercado de trabalho globalizado, cada vez mais exigente.

A sociedade cansou de ver energúmenos travestidos de políticos, tomando conta do seu destino, sem a mínima preocupação com as conseqüências de suas ações, ou de suas omissões contumazes. Ninguém é responsável, ninguém é de fato punido.

A sociedade cansou de viver num país que sobram autoridades, e falta autoridade para decidir, para projetar, para pensar com segurança e competência, para agir e realizar, proativamente, as obras importantes que a sociedade deseja, para prestar serviços, para atender as demandas sociais, crescentes.

A sociedade cansou de pagar a gorda folha de pagamento dos funcionários públicos, dos juízes e dos políticos, a cada mês, religiosamente em dia, sem a devida prestação de serviços, como contrapartida.

A sociedade cansou de pagar caro por serviços de telefonia e de internet, de baixíssima qualidade, como se fossem serviços de padrão internacional.

A sociedade cansou de pagar por serviços ilimitados de banda larga, que não recebe como tal, mas, paga como se fossem ilimitados, e eficientes.

A sociedade cansou de ver, cada vez mais, jovens matadores, que matam por nada, para pagar um aluguel, ou pelo simples prazer de matar, pela adrenalina, dizem alguns, ao arrepio da lei, diante da leniência bilateral: de políticos, juízes e ministros, deixando parecer que, não há responsáveis pelos graves acontecimentos. As famílias que sofram caladas.

A sociedade cansou da falta de infra-estrutura de portos e aeroportos e de suas estradas, em razão da falta de investimentos em áreas estratégicas, enquanto o dinheiro público abastece os porões da corrupção.

A sociedade brasileira cansou de ser celeiro do mundo, enquanto milhões de brasileiros ainda passam fome e sede.

A sociedade cansou do caos nos serviços públicos, os termômetros marcam temperatura máxima no inconsciente coletivo. A sociedade exige serviços públicos padrão Fifa, e o faz, sem violência, com razão, porque, paga uma das maiores cargas tributárias do mundo, e as maiores taxas de juros do Planeta.

No Japão, por exemplo, os transportes públicos são pontuais. São mais caros do que os valores pagos pelos trabalhadores brasileiros, diretamente. Mas, são pontuais e atingem todos os rincões das grandes metrópoles, realidade que elimina a necessidade do uso do carro partícula.

Por isso, no geral, torna-se mais barato o transporte para o trabalhador. Principalmente, porque, no transporte público de qualidade as pessoas não sofrem, não correm riscos, economizam tempo precioso para todas as outras atividades que precisa, e pode exercer, ou executar.

O trabalhador descansado, respeitado, produz mais e melhor. A economia precisa crescer para empregar e incluir socialmente. A produtividade é indispensável.

A bola está com os prefeitos, governadores e com a Presidente do Brasil, precisam juntos, em sintonia, tomar medidas urgentes, compatíveis com o movimento reivindicatório em andamento.

Não é hora de fazer contas, é hora de agir, de ceder, de compreender, de dar razão a quem tem razão, de reduzir o preço das passagens. As contas serão feitas posteriormente, para encontrar a solução definitiva.

Nos países mais desenvolvidos, a passagem de ir e vir para o trabalho é dividida, maior parte para os governos e empresários, e menor parte para os trabalhadores. Aqui, é o contrário, o trabalhador paga a maior parte.

Há pessoas de todos os segmentos sociais participando do movimento reivindicatório, amplo, apartidário, e pacífico, congrega todos os movimentos sociais.

A nova plataforma em construção é edificada pelas mãos e cabeça de um sujeito novo, de um jovem inteligente, que precisa de oportunidade para realizar os seus sonhos. Os sonhos de uma nação iluminada por natureza, que acorda de um pesadelo com absoluto sentimento de liberdade.

Não somos mais uma massa de manobra, não somos mais sujeitos passivos de uma história que se constrói em cada dia, somos todos agentes de mudanças, das mudanças fundamentais, de todas as mudanças que forem necessárias.

Se as autoridades se os deputados e senadores não agirem, serão atropelados pelos acontecimentos, pelos fatos reais, certamente.

A Polícia precisa ser profissional, precisa ser paciente, precisa de sabedoria, porque, senão, poderá impedir que o país se transforme, que ela própria também se transforme, precisa compreender que é parte, também, dessa mesma sociedade, que acordou.

O movimento não pode sobrepor às forças policiais, nem as forças policiais podem impedir o movimento, é fundamental agora, que haja o equilíbrio, para não permitir o caos, nem que o movimento descambe para a violência generalizada.

É preciso que a Polícia compreenda e seja paciente, use a sabedoria ao invés da truculência, porque, somos forças de um mesmo organismo social, que precisa interagir em simbiose de pensamento, do pensamento de construir, de se aperfeiçoar enquanto organização social. É preciso que a sapiência prevaleça diante dos arroubos de alguns jovens, que podem exceder em seus comportamentos reivindicatórios, porque, é tudo muito novo para eles. É parte de um aprendizado que só valoriza a Nação.

Os políticos estão perdidos, atônitos, sem ação, diante da possibilidade da maior renovação que a sociedade pode patrocinar, do ponto de vista político, a partir do movimento social que toma conta das cidades brasileiras.

Não é um movimento novo, mas, um movimento que vem crescendo e ganhando significado político, social e econômico.

A história mostra que os movimentos sociais têm limites. Precisam ser organizados enquanto acontecem, para não se perderem, para não serem esvaziados antes de cumprirem os seus propósitos, os seus objetivos. Por isso, todos são responsáveis, autoridades ou não, pelo desfecho do movimento abrangente, pacífico, mas, de grande importância, cujo desfecho positivo, deve ser o objetivo principal. A ninguém interessa o desvirtuamento.

A Polícia Brasileira é, em média, bem treinada. Entretanto, em sua preparação, e não pode ser diferente, se prepara para ser violenta quando a realidade exige. Por isso, não há de se culpar as polícias nem os policiais, exceto em casos específicos. Porque, quem manda na polícia são os políticos. São eles que decidem, são eles que devem decidir, no regime democrático. Por isso, não podem se omitir, nem deixar de enxergar a realidade como ela de fato se apresenta.

Portanto, os senhores políticos, as autoridades civis e militares, precisam entrar em sintonia fina com a nova realidade, que permeia o convívio da nova sociedade que se constrói a cada novo dia, porque o momento é de ação, é de prestar atenção, é de compreensão, não é de violência, porque, não será a violência nenhuma solução.

É hora de um comando efetivo, é hora das verdadeiras autoridades ocuparem o seu espaço, porque, de autoridades sérias o País está carente. A sociedade saberá reconhecê-las no burburinho, no âmbito dos acontecimentos, com certeza, e interagirá com elas, de modo saudável, inteligente, competente e produtivo. 

No ano que vem teremos eleições, quem sobressair neste momento, terá o seu objetivo político alcançado, com certeza, porque a sociedade está atenta aos seus grandes quadros.


Brasília – DF, 19 de março de 2013.