Friday, April 12, 2013

RONCO e APNEIA UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA



Leia o artigo a seguir porque desejo que você tenha muita saúde, muita energia ao despertar, e uma boa noite de sono todos os dias, é possível. Acredite! 

Para compreender o estrago que o ronco pode provocar em nossa saúde é bom compreender os movimentos voluntários, que controlamos, e os involuntários com os quais convivemos, mas não podemos controlar. 

Ao ingerirmos os alimentos de todos os dias, sólidos ou líquidos, praticamos um ato voluntário, controlado. Podemos até comer demais, e engordar, ou escolher comer bem, para manter a saúde. Depois de ingeridos os alimentos, nosso organismo se encarrega, independente de nossa vontade, de processar e transformar esses alimentos em energia vital, que garante os movimentos necessários à manutenção da vida sejam eles voluntários, ou involuntários.

Quando alguem sofre com o mal de Parkinson, já com o sintoma dos tremores, gasta grande quantidade de energia para tremer, fica com o corpo suado, perde peso, embora o tremor seja um exercício involuntário, ou seja, não controlado.

Respirar é um exercício fundamental para manter a vida, embora seja um ato involuntário. Na tragédia de Santa Maria centenas de pessoas morreram, porque pararam de respirar por alguns segundos, pela asfixia provocada por produtos químicos.

No rol dos alimentos que consumimos para sustentar a vida, existem alimentos importantes, essenciais, emergentes e urgentes.

A água é um alimento essencial, sem ela, em alguns dias, a morte acontece. Quando há um acidente e perdemos muito sangue, é preciso fazer a transfusão, ou seja, realimentar o organismo com o sangue, que neste caso, é um alimento emergente. Do mesmo modo, se alguém é picado por uma cobra venenosa, precisa de alimentar o corpo com o soro antiofídico, para salvar a vida. Mais um alimento urgente, sem os quais a vida pode perecer.

O oxigênio que é abundante no Planeta é um alimento urgente. Sem o oxigênio, só alguns segundos a vida desaparece.

No entanto, embora o oxigênio seja abundante, disponível, para chegar suficientemente ao nosso organismo como energia vital, é preciso que o ato involuntário de respirar aconteça com leveza, com eficiência.

Porém, muitas vezes, em razão de defeitos hereditários ou causados por traumas diversos, temos o nosso sistema respiratório prejudicado e, em conseqüência disso, uma respiração deficiente, difícil.

O ilustre Brasileiro, Frei Albino Ereze, em seu livro Homem Total e a Para Psicologia afirma: "mexa-se, respire bem e teraz uma vida longa e saudável."

A respiração prejudicada, deficiente, em que o oxigênio não é consumido em quantidade ideal, embora disponível e gratuito, pois ainda não pagamos pelo oxigênio que consumimos, em longo prazo, pode comprometer irremediavelmente o nosso organismo, de diversas maneiras, inclusive, o sistema cardiovascular.

Há muito que eu dormia mal, acordava seis vezes ou mais, a cada noite, quando conseguia dormir. Embora eu não seja gordo, roncava que nem um porco, à beira do abate.

Sofro com uma alergia respiratória que me incomoda muito, com a qual, aprendi a conviver. Dizem os médicos que: “alergia é para quem pode, e não para quem quer”. Quem tem, sofre com ela, quem não a tem, é ótimo.

Quem não sofre alergia, muitas vezes, não sabe compreender o desespero porque passa o alérgico, principalmente à noite, com o nariz entupido, sem respirar, roncando que nem uma moto-serra, com apneia: suspensão voluntária ou involuntária da respiração, ou a interrupção da comunicação do ar atmosférico com as vias aéreas e pulmões.

Quando isso acontece, aí é um estresse total. Ao amanhecer homens, mulheres, ou até mesmo a crianças estão cansados, sem energia para o trabalho, para brincar, para estudar, e ainda ficam mal humorados. Com o tempo outras complicações acontecem, inclusive, a depressão, uma das doenças mais incapacitantes do século. Imagine o sofrimento de uma criança que, respira mal desde cedo.

Minha esposa é de família que hereditáriamente sofre com a pressão alta. Além disso, roncava quando deitava, só parava de roncar ao amanhecer, quando se levantava. Recentemente sua pressão arterial chegou ao pique de 21,7 x 9. 

O médico que a acompanha solicitou um exame de 24 horas, dormindo com um aparelho, quando se constatou que ela tinha seis apneias por hora, repito, seis apneias em apenas uma hora. 

Minha esposa estava correndo risco de vida, inclusive, igual a milhões de brasileiros e brasileiras que sofrem do mesmo mal: a respiração deficiente.

Ou seja, ela parava de respirar seis vezes a cada hora, ou quarenta e oito vezes em oito horas de sono.

Na verdade, minha esposa não dormia mais. Está fazendo tratamento contra a depressão, que certamente, entre outras causas, a principal, foi dormir mal por longo tempo.

Preocupado com essa situação eu comecei a pesquisar e trabalhar por minha própria conta, uma solução que pudesse ajudá-la, e a mim também, porque dormia mal e roncava muito.

Agora vem a parte boa da história pra você que teve a paciência de ler este artigo até aqui. Meu irmão e minha irmã, criei um pequeno aparelho que inserido nas narinas, impede em até 100% o ronco da maioria das pessoas que o utiliza, principalmente, se dormir corretamente, como mandam os médicos.

O aparelho é construído em aço inoxidável, temperado para que não mude a sua form, portanto, reutilizável, não é descartável. Depois de alguns minutos com ele, a maioria das pessoas esquece que o está usando, porque, o desconforto é mínimo. Muito menos do que usar uma dentadura enorme, porém necessária. Melhor ainda, o aprelho é muito barato, principalmente se avaliado o seu benefício.

Estou preparando para colocá-lo no mercado em quantidade, para atender a milhões de brasileiros que precisam dormir bem, como eu, minha esposa, e alguns amigos, inclusive médicos, que já estão usando e usufruindo do benefício, dormindo bem, garantindo o sono reparador, fundamental.

Com o aparelho eu estou dormindo tão bem, que só acordo ao amanhecer, com enorme disposição e energia. Estou me sentindo igual aos passarinhos que não devem nada pra ninguém, e dormem tranquilos.

O aparelho em sua construção e têmpera fica com um dourado fosco, que o torna imperceptível para as pessoas com as quais convivemos ou conversamos, sendo percebido, apenas, se o usuário disser, ou mostrar que o está usando. Além disso, é construído com o mesmo aço utilizado em ferramentas e equipamentos cirúrgicos. Portanto, não enferruja, é muito durável, é permanente. Basta que o usuário cuide de sua higiene, lave-o com água e sabão, e guarde-o com cuidado, porque é pequeno.

O aparelho ao ser inserido expande imediatamente as narinas e permite grande passagem de ar para os pulmões, abrem bastante, até mesmo mais do que a capacidade de nossos pulmões de inspirar, de puxar o ar, realidade que torna o ato involuntário de respirar, leve e saudável, com mínimo consumo de energia vital.

O aparelho foi registrado no INPI – Instituto Nacional de Marcas e Patentes. 

Em breve estará disponível no mercado.

Noutro artigo, você ficará sabendo de uma história mais longa, mais detalhada, que me levou a ter a inspiração para criar esse aparelho, que certamente vai revolucionar a vida de milhões de pessoas mundo afora, no sentido mais positivo da palavra revolução. Respirar bem é uma verdadeira revolução para o nosso organismo, uma dádiva.

Estou me sentindo abençoado por Deus, iluminado, por ter criado esse pequeno equipamento, um expansor nasal de grande eficiência, de inegável simplicidade, que vai melhorar a respiração de muita gente.

Quando você respira mal, seu coração precisa bater mais rápido, para compensar, e fazer circular o sangue que leva os nutrientes a todos os rincões do organismo. A falta de nutrientes, de ferro, por exemplo, gera o cansaço ao amanhecer, a falta de energia vital.

O aparelho vai ajudar a maioria dos esportistas, cantores, etc., porque, podem tomar banho com ele, correr, andar de bicicleta, nadar, jogar futebol, dançar, praticar ginástica, cantar, etc. Em fim, permite total liberdade ao usuário. Os estudantes também serão beneficiados, pois com maior quantidade de oxigênio o cérebro funciona melhor, e se torna mais eficiente.
 
Maiores informações pelos e-mails: jeccosta@gmail.com ou eustaquiocostadf@gmail.com

No comments: