Sunday, October 19, 2014

ALERGIAS - APRENDA A LIDAR COM A SUA ALERGIA

COMO LIDAR AS ALERGIAS

Para você que lê este artigo eu preciso esclarecer que, não sou médico, sou economista. Mas, por ser alérgico, há muito venho pesquisando meios de minorar meu sofrimento com as alergias e a obstrução nasal, porque, sempre tive a certeza, que, se resolvesse o meu problema, resolveria também, o sofrimento de milhões de pessoas que padecem com os males da RESPIRAÇÃO DEFICIENTE. 

Fui viciado em remédios para desentupir o nariz, maioria deles faz mal para a saúde, inclusive, para o coração. Contudo, sugiro que leia o artigo até o final, porque, assim, como eu resolvi a maioria dos meus problemas decorrentes das alergias, você também poderá resolver os seus, pois, certamente, compreenderá o processo alérgico de modo simples e objetivo, para poder lidar com as suas alergias, com mais conhecimento.

A alergia, normalmente, é uma resposta exacerbada do organismo contra alguma coisa que o incomoda. Acontece quando somos expostos a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) que desencadeia o processo de reação alérgica.

Aí vem o sofrimento!

Se você tiver a sorte de descobrir o que provoca a sua alergia, bastará evitar o contato que o problema estará resolvido.

Mas, considerando que o ar que respiramos está cada vez mais carregado de partículas em suspensão, vindas de todas as fontes poluentes: poeira, pólen, chaminés de indústrias, etc., poluição que aumenta na seca com as queimadas, dificultam ainda mais a vida das pessoas alérgicas.

Minhas pesquisas intuitivas levaram-me à seguinte constatação que os cientistas haverão de comprovar.

O organismo humano está mais perdido que cego em tiroteio diante do advento da poluição.

A poluição provocada pelo homem, queimadas, etc., que levantam milhões de toneladas de partículas contaminantes, no ar que respiramos, obriga o organismo a executar tarefas para as quais, geneticamente ele não está preparado, porque, essa poluição desmedida é fato novo para os padrões da natureza, mas, também para o nosso organismo. O homem é um ser novo para os padrões da Natureza...

Por não saber lidar com essa situação, na tentativa de se proteger, porque, de fato, o nosso organismo foi pensado para viver em ambiente com ar puro, em contato direto com a natureza, na sombra das árvores, à beira dos rios, etc., o organismo está reagindo equivocadamente, provocando defeitos no sistema respiratório, em nossas narinas, principalmente.

Como o ambiente de ar puro está cada vez mais raro, mais distante de nossa realidade, o organismo para se "proteger" está fechando as vias respiratórias diminuindo a capacidade de absorver oxigênio, porque reduz a passagem de ar para os pulmões, fustigado pela poluição.

Diante dessa reação equivocada, surgem as diversas inflamações, rinites, sinusites, adenoides, etc., que na verdade são o resultado da tentativas do organismo de se defender dos agentes poluentes, porque, ainda não encontrou o caminho definitivo, construído geneticamente, porque, ainda não teve tempo suficiente para esse desenvolvimento.

Daqui a milhares ou milhões de anos, pode ser que surja um organismo humano capaz de viver em ambiente poluído, sem maior sofrimento. Enquanto isso não ocorre a humanidade precisa conscientizar-se que a melhor defesa é parar com o desmatamento e as queimadas, com todas as agressões ambientais, para que a natureza possa recuperar-se de seus traumas, para que tenhamos ar puro disponível para todos.

De fato, o nosso organismo ainda não sabe lidar com a poluição.

Percebi que, para o nosso organismo melhor mesmo é abrir as narinas e deixar entrar o máximo de oxigênio, ainda, que, carregado de partículas poluentes, porque, em contato com as vias respiratórias, suas paredes, vêm os espirros e as corizas, maneiras mecânicas que o organismo dispõe para expulsar essas partículas, além de saírem pelas fezes, urina e suor, porque, esse tipo de excreção o organismo sabe fazer  bem.

Aos 62 anos de idade foram incontáveis noites sem dormir ou mal dormidas em razão das alergias que deixavam minhas narinas entupidas, literalmente fechadas.

Aí, o único recurso era a respiração oral para preserva a vida. Porém, respirar pela boca não permite que o organismo exerça plenamente a sua função reparadora, conforme acontece com quando a respiração é eficiente e por via nasal.

São milhões de pessoas ao redor do mundo que rolam em suas camas em noites intermináveis, que causam terrível sofrimento e acumulam prejuízos ao longo dos anos.

Mesmo as pessoas que não são consideradas alérgicas sofrem com o estreitamento de suas narinas, de suas vias respiratórias em razão da poluição, de tal modo, que, praticamente 100% das pessoas, de alguma forma, sofrem com a poluição e com a respiração deficiente, porque, suas narinas estão ficando defeituosas, em razão da tentativa desesperado do organismo de se proteger contra a poluição.

Quem respira mal e por isso dorme mal, ao longo dos anos, acumula prejuízos que ao final são convertidos em diversas doenças, inclusive o câncer.

Portanto, minhas pesquisas intuitivas autorizam dizer, que: a maioria das doenças que a medicina ainda não explicou suas causas, acontece em razão da má respiração proveniente de defeitos no sistema respiratório, que surgem em razão da luta do organismo para se proteger da poluição.

Esses defeitos no aparelho respiratório impedem que o oxigênio chegue aos pulmões em quantidade suficiente para garantir ao organismo sua possível longevidade. Assim, com o passar dos anos acumulam-se prejuízos que serão convertidos em doenças, tais como: Alergias, Parkinson, Alzheimer, pneumonias, aneurismas, infartos, enxaquecas, ronco, apneias, cansaço permanente, irritação, distúrbios comportamentais e vários tipos de câncer. Minha proposta é agir para evitar essas doenças, ou tratá-las em tempo hábil.

Pensando na minha teoria de que é melhor absorver o máximo de oxigênio mesmo considerando que 90% do ambiente em que vivemos, nas cidades, principalmente, o ar está poluído, desenvolvi um instrumento que ao ser inserido dentro das narinas aumenta imediatamente a passagem de ar, permitindo que os pulmões encham-se de ar sem grande esforço, melhorando a capacidade respiratória.

É claro, que, se você estiver num ambiente com poeira tóxica, venenosa, próximo de um incêndio, como o que aconteceu em Santa Maria, causando centenas de mortes, você não vai respirar nesse ambiente, têm mesmo que sair correndo do local para se proteger, enquanto ainda está no comando de suas ações.

O pequeno dispositivo que desenvolvi recebeu o nome de expansor ou dilatador nasal. Trata-se de uma espiral cônica construída em aço cirúrgico, cuja forma permite sua inserção e adaptação à anatomia interna das narinas, sem maior incômodo, aumentando naturalmente a passagem de ar para os pulmões.

Com o dilatador nasal a respiração melhora imediatamente, como se você estivesse em outro ambiente com mais oxigênio, como num passe de mágica.

Assim, respirando bem o seu organismo funcionará melhor sob todos os pontos de vista que puder imaginar, e, consequentemente, evitará o surgimento de inúmeras doenças que podem prejudicar sua saúde, assegura a minha teoria forjada na intuição e experiência pessoal, desafiando médicos e cientistas a provarem o contrário do que afirmo.

O pequeno aparelho que desenvolvi e estou usando há mais de 24 meses, durante a noite pelo menos, mudou a minha vida, melhorou minha disposição, concentração e alguns sintomas de algumas doenças que poderiam estar em processo de desenvolvimento, cessaram, desapareceram completamente. Você sabe, a doença não acontece de um dia para outro, leva tempo para desenvolver.

Minha saúde melhorou invejavelmente. Sem exagero: aos 62 anos me sinto como se tivesse trinta.

O produto foi registrado no INPI. Mas, ainda não está disponível no mercado, por isso, quem quiser adquirir terá de entrar em contato pelo e-mail: jeccosta@gmail.com, ou, se for o caso, poderá fazê-lo também pelos telefones: (61) 92229964, Claro, 81793302, Tim, 99798886, Vivo e 86624384, Oi; que teremos o maior prazer em atender.

Para que possamos identificar o seu contato com rapidez, favor colocar no título do e-mail, em letras maiúsculas, a expressão: DILATADOR NASAL, para que identifiquemos e possamos retornar imediatamente, o contato.

Responderemos o seu e-mail informando como você poderá receber o produto em sua casa sem maiores burocracias, se for de seu interesse, se a sua curiosidade falar mais alto que os incômodos provocados pela má respiração e as alergias.

Inclusive, quem tiver interesse em adquirir o produto para revender, terá desconto que permitirá boa lucratividade. Principalmente, considerando que o produto é inédito, inovador, e de comprovada eficiência.

Agora, vai uma receitinha caseira que poderá ajudar à maioria das pessoas que sofrem com as alergias.

RECEITA PARA OS ALÉRGICOS

Coloque em um litro d’água ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio e ½ colher de sal marinho ou sal grosso, sal de churrasco, e misture bem.

Lave bem suas narinas com essa solução, aspirando pelas narinas e jogando fora pela boca, varias vezes. Repita a operação duas a três vezes ao dia,até sentir suas narinas completamente desentupidas, livres de ácaros, bactérias que provocam as alergias.

Experimente que valerá a pena!

Depois disso, se tiver adquirido o DILATADOR NASAL é só coloca-lo em suas narinas e apreciar o poder reparador do oxigênio a mais que será absorvido pelo seu organismo, que agradecerá com mais saúde. Lembre-se que o oxigênio que você respira ainda é gratuito, disponível, mas, que muitas vezes as pessoas não o aproveitam como deveriam e poderia, porque respiram mal...

Abraço a todos

Felicidades


Eustáquio Costa

Tuesday, October 14, 2014

SÍNODO EXTRAORDINÁRIO


Quanto mais a igreja desapegar-se do cristo salvador e apegar-se a um Deus abrangente, holístico, universal, onipotente, onisciente, insofismável cientificamente, mais fácil será a sua lida com a sociedade essencial. No âmbito deste Deus há espaço para abrigar a todos, independentemente de suas convicções pequenas, inclusive os gays. Mas não há espaço para a perpetuidade das mentiras dogmáticas. No entanto, para esse Deus, nenhuma dúvida pairará sobre, que a atração do homem pelo homem e da mulher pela mulher sob a essência da sexualidade é uma anomalia, uma doença física e ou psicológica, que no mínimo precisa de atenção, para todos quantos compreendam que ao longo da vida haverá sempre a angústia inevitável rumo à felicidade, que, dificilmente acontece sob a égide da hipocrisia. Considerando que o homem, há muito vê diminuído o seu desenvolvimento genético, como delimitador de seus aspectos físico-químicos e psicológicos, para sofrer mais a influência sociológica catalizadora de influencias modificativas para o bem o para o mal, no homem, é fundamental que os gays não sejam colocados na condição de indutores de comportamento semelhante, como sendo este, um padrão a ser seguido, porque, efetivamente não o é, eis que, fruto de uma anomalia multe-causa, que não deve ser proliferada no tempo, porque, não serve à preservação da própria espécie humana. Lembrando à igreja que, por mais importante que ela seja ou se ache, é um bebê em termos de parâmetros existenciais. A igreja enquanto ambiente social deve acolher a todos sem exceção, porque, a sua missão mais importante é a pacificação da convivência social, e, essa pacificação acontecerá com a prevalência do amor até mesmo exacerbado. O que não significa aceitar a imposição da minoria sobre a maioria, nem da maioria sobre a minoria. Mas, a interação social deve ser amalgamada no respeito mutuo e compreensão, na forma mais abrangente que os termos possam alcançar. Sem, o que, o Sínodo Extraordinário não terá a devida importância, por mais que seja evidente a vontade do santo papa Francisco de acertar, em sua missão particular de melhorar a humanidade, melhorando a convivência entre os povos.

Brasília – DF, 14 de outubro de 2014.

Eustáquio Costa 

Wednesday, August 20, 2014

ELOGIO AO MINISTRO


Ao longo de minha vida tive de enfrentar vários processos judiciais. Em todos eles os princípios avalizados pela sociedade, adotados por mim, por convicção, e as leis que emanam destes princípios, me asseguram o direito. Mesmo assim, os processos que venci foi preciso esforço sobre-humano, porque, de fato, a justiça brasileira é uma farsa. Em um desses processos, próximo de seu julgamento, o advogado da parte adversa ainda sem procuração nos autos, fez carga apenas para cópia, deveria devolver o processo à vara no mesmo dia. Passados 22 dias com o processo em seu poder, sem notícia, fomos à vara e reclamamos, aí, o diretoria mandou fazer busca e apreensão dos autos. Só naquele momento o “advogado” deu notícia que o processo fora deixado dentro de um automóvel de um terceiro, sem qualquer relação com a causa, quando apresentou ocorrência policial dando conta do sumiço. Tentamos a reconstituição dos autos. Mas, não foi possível fazê-lo completamente, porque, o referido “advogado” mentiu no processo e dificultou sua reconstituição. Durante a peleja pedimos oitiva do diretor da vara, porque ficou inerte por 22 dias, e do advogado, porque, extraviou o processo, para uma acareação que poderia esclarecer o extravio. O juiz “responsável”, insistentemente, negou essa medida dizendo ser o extravio caso fortuito. Nós sabemos que não foi caso fortuito! Fizemos pesquisa para saber quantos advogados em sua história judicante tivera autos extraviados. Nenhum dos consultados, foram muitos, passou por tal situação. A quadrilha venceu a demanda. Estou contando essa história para fazer merecido elogio ao Ministro Marco Aurélio, da Suprema Corte, por seu comentário e pensamento acerca dos embargos declaratórios que encontrei no CPC: Art. 535: 1c. “Os embargos declaratórios não consubstanciam crítica ao ofício judicante, mas servem-lhe ao aprimoramento. Ao apreciá-los, o órgão deve fazê-lo com espírito de compreensão, atentando para o fato de consubstanciarem verdadeira contribuição da parte em prol do devido processo legal” (STF – 2ª T., AL 163.047-5-AgRg-EDcl, Min. Marco Aurélio, j.18.12.95, DJU 8.3.96). Está assim na 43ª edição do CPC, Theotonio Negrão, página 692. As instituições judiciárias brasileiras precisam preocupar com a verdade e com a sua busca, porque, estão perdendo importância na sociedade. O referido processo chegou ao STJ, mas, a burocracia processual exacerbada, impediu o seu exame naquela corte.  É inaceitável que a mentira prevaleça, em qualquer processo, sob qualquer circunstância. Não sou advogado!

Brasília – DF, 20 de agosto de 2014.

Eustáquio Costa 

Saturday, August 09, 2014

A VERDADE

Exercitando o poder de concentração um acrobata pode andar sob uma corda bamba. Mas, para trilhar o caminho da verdade e da não violência e avançar, o nível de concentração requerido é ainda maior, porque, a menor falta de atenção pode provocar a queda. Para conquistar a verdade e permanecer nela, o esforço deve ser permanente. É lamentável para um país potencialmente rico, em época de eleições, ver os políticos, sem exceção, tentando equilibrarem-se sob a corda bamba da mentira, usando artimanhas para enganar o eleitor. O único caminho que pode resolver as questões que afligem a sociedade exige a busca permanente da verdade. Quando as autoridades embrenham pelo caminho da mentira e acreditam nela, como se fosse verdade, a solução dos problemas sociais, econômicos e políticos tornam-se impossíveis. A sociedade é o conjunto formado por todos os seus indivíduos. Para que a sociedade evolua é preciso que os seus membros evoluam. Para que o cidadão desenvolva, precisa seguir exemplos. Quando as autoridades não servem de exemplo, o indivíduo se perde e leva junto toda a sociedade. Sob essa ótica, JK e Itamar Franco foram políticos exemplares... 

Eustáquio Costa

Brasília - DF, 09.08.2014.

Friday, July 11, 2014

TUDO VIRA DINHEIRO


 
O pensamento da natureza, o meu pensamento e o seu pensamento, a Terra, o Sol e os Planetas, tudo tem a mesma natureza, tudo pode ser transformado em dinheiro.

A copa do mundo da FIFA é fruto do pensamento de um pequeno grupo que estudou, planejou, projetou e executou com a força de milhões de pessoas, inclusive, de milhões de brasileiros, para alcançar um objetivo certo. Ganhar dinheiro fácil, provocando “alegria e paixão”.

Quem vai aos estádios e paga ingresso o faz imbuído de vários pensamentos: torcer, divertir, gritar, brincar, participar, conhecer pessoas e culturas, relacionar, extravasar, matar, roubar, pensar, etc.

Em 1885, Rudolf Diesel alemão, pensou, planejou, projetou e criou o motor diesel que deu força à agricultura e aos meios de transportes no Brasil. Albert Einstein (1879 - 1955), também alemão, desenvolveu a teoria da relatividade que revolucionou a ciência.

Os alemães criaram Volkswagen uma das mais importantes indústrias automobilísticas que atuam no Brasil.

Embora os brasileiros sejam apaixonados por carros, assim como o são pelo futebol, o Brasil ainda não criou sua própria marca de automóveis, e agora perde a sua identidade futebolística.
 
Os alemães sempre souberam pensar! O trabalhador alemão ganha em média, próximo de quatro vezes mais que o trabalhador brasileiro.

Os donos da FIFA, além de ganharem dinheiro com o evento, legalmente, insatisfeitos, criaram meios ilegais de aproveitarem a abundância de dinheiro em circulação, para embolsarem o máximo.

A Polícia Federal está de parabéns, porque, está desmantelando a quadrilha internacional.

O evento copa é importante se bem aproveitado institucionalmente.

A marca alemã, a seleção, preparou seus jogadores durante anos para chegarem à final. Conscientes, inteligentes, ficaram constrangidos com a vitória de 7 a 1. Para eles bastaria a vitória. Quando perceberam a humilhação pararam, porque, poderiam ter feito muito mais gols.

A família Felipão desolada com a derrota, perdida em campo, porque não planejou, nem projetou a sua caminhada, perdeu a capacidade de pensar e de agir, fez sofrer milhões de brasileiros, principalmente, as crianças.

A economia é assim, quem pensa, planeja, projeta e executa com eficiência, ganha. Quem apenas acompanha o andar da carruagem, ou balanço das ondas, perde: perde tempo, energia e dinheiro, porque, o dinheiro que você gasta não desaparece, mas, muda de mãos com muita facilidade.

Os brasileiros precisam aprender a pensar em massa acerca do maior catalisador de energia que a humanidade já criou: que é o dinheiro. O dinheiro é um vale sobre o ativo social, quando você perde, joga fora, ou rasga, perde direito social, porque, o dinheiro é a régua que mede a maioria de nossos direitos no mundo capitalista, inclusive, o direito de ir e vir.

O mundo precisa livrar-se de instituições iguais à FIFA que servem a poucos. Existem milhares de fifinhas por aí, essas associações só existem porque faltam estados, faltam governos em todo o mundo.

Quando os donos da FIFA ganham muito, você perde, o Estado perde, porque, o dinheiro lhes garante direitos sem limite, muito dinheiro, principalmente.

Imagine como poderia ser bem sucedido, com resultados econômicos, sociais e políticos relevantes para a união e a paz entre os povos, o evento Copa do Mundo, patrocinado e executado pela força dos Estados, rateando custos, e dividindo benefícios.

Só para lembrar, a seleção não é uma família, é uma empresa, uma marca importante da nação, uma paixão nacional, que não deve ser dirigida por amadores. A CBF, por exemplo, é a FIFA em miniatura, quanta sujeira existe nesses ambientes. A figura paterna, raramente, consegue a harmonia familiar...

Eustáquio Costa

Friday, July 04, 2014

ACIDENTES OU CRIMES

O que está havendo com a engenharia brasileira? Brasília foi inaugurada na década de sessenta, sua arquitetura admirada esteticamente, agora deve ser admirada por sua segurança técnica e durabilidade. Há mais de quarenta anos moro em Brasília, nunca vi um acidente grave por falha técnica de construção. 

Pouco se viu nesse período grandes manutenções nas construções em Brasília. Só agora, na sexta década de sua inauguração, o governo está fazendo as devidas manutenções em viadutos e etc. Porém, as obras recentes no aeroporto JK já estão com problemas. O grave acidente com o enorme viaduto de B H com várias vitimas, reforça o questionamento: o que está havendo com a engenharia brasileira? 

Nossos engenheiros já foram respeitados mundo afora, principalmente, no que diz respeito às grandes usinas geradoras de energia. 

Parece que os grandes engenheiros não foram capazes de criar herdeiros, talvez, por falta de tempo. Mas, e as nossas universidades, não vejo uma se manifestando por seus reitores, diante dos constantes acidentes com obras de engenharia no país. 

É hora de fazer-se um exame crítico acerca do que estão fazendo com a nossa juventude, colocando profissionais despreparados no mercado. 

É hora de rever direitos e pensar nas obrigações sob todos os pontos de vista. Afinal, direito é o resultado de deveres bem cumpridos. Quem pensa diferente é lixo social, e como tal deve ser tratado. 

O lixo social é fruto em grande monta, do comportamento exemplar das autoridades sem autoridade, que estão desconstruindo a nossa história, preocupadas apenas com a corrupção, com a gana pelo dinheiro fácil...

Brasília – DF, 04.07.2014.

Eustáquio Costa

Thursday, July 03, 2014

O Real vinte anos de história


Há 20 anos o então presidente Itamar Franco lançou o Plano Real sob o comando do então ministro Fernando Henrique Cardoso, que juntou cabeças pensantes para tirar o Brasil da crise permanente, alimentada pela inflação descontrolada que beirou 2.500% aa. 
 
Hoje, no século da comunicação instantânea e da informação que transitam na fibra ótica à velocidade da luz, pela internet, disponível a todos, ainda não consolidamos a nossa moeda, pois, a inflação no teto da meta estipulada pelo governo, 6,5% aa, já preocupa e assustar a todos, e mexe sorrateiramente no bolso de trabalhadores, empresários e da sociedade em geral.

Há mais de 20 anos, desde que me formei em economia, tenho dito que o BC – Banco Central do Brasil não entende da moeda a razão de sua existência, porque, efetivamente, não a administra com a devida competência institucional. A razão é simples, “o BC é comandado por brasileiros”, e, os brasileiros massivamente, ainda não aprenderam a lidar com o dinheiro com sabedoria. 

Se perguntarmos a todos, inclusive aos brasileiros do BC, o que é o dinheiro? A maioria não saberá responder.

O dinheiro é um vale sobre o ativo social, um instrumento, uma alavanca fundamental capaz de sustentar o desenvolvimento.

Porém, o dinheiro é uma ferramenta ambígua, serve para construir, destruir, matar, ou financiar a cura de doenças. Essa dicotomia precisa ser inconscientemente compreendida, para que as pessoas alcancem a sutileza e a importância da moeda, e ajam em sua defesa permanentemente, como quem cuida de sua própria vida, o seu maior patrimônio.

A moeda é o retrato mais fiel de um povo: se consciente, organizado e ativo, sua moeda manterá o valor, e esse povo será respeitado e saberá respeitar-se mutuamente.

O dinheiro tal qual o conhecemos hoje, sem lastro ouro, sem valor intrínseco, agrega séculos de desenvolvimento.

O dinheiro institucionalmente se sustenta no império da lei, na crença popular e numa administração responsável e criteriosa. Esse tripé precisa estar sempre equilibrado.

Por tudo isso, o dinheiro precisa ser estudado nas escolas, nas associações e nas ruas para ser compreendido, essencialmente.

O dinheiro é o maior catalisador de energia já criado pelo homem. Mas, na sua já mencionada ambiguidade, junta energias boas e ruins. Porém, a escolha de como usar essas energias será sempre nossa.

Conheça o seu dinheiro para melhorar a sua vida e a vida de todos.

Brasília – DF, 03.07. 2014.

Eustáquio Costa

Tuesday, April 15, 2014

PREVENÇÃO NATURAL DA GRIPE

Recebi a mensagem abaixo por e-mail com a recomendação de divulga-la, por isso, disponibilizei-a pra você que está lendo.

O Dr. Vinay Goyal, indiano, reconhecido mundialmente, diretor de departamento de medicina nuclear, tiroide e cardíaca faz campanha para divulgação da mensagem para minimizar o número de casos da Gripe A, causada pelo vírus H1N1 (gripe suína).

"As principais vias de acesso do vírus da gripe ao organismo humano são as narinas e boca. Em relação a esta epidemia apesar de todas as precauções, é praticamente impossível não estar em contato com portadores do vírus que a promove. Contudo, alerto para o seguinte: é necessário fazer uma campanha para que não haja a sua proliferação”.

Enquanto estamos em boa saúde e não apresentamos sintomas de infecção da gripe A, provocada pelo virus (H1N1), há precauções a serem tomadas para evitar a proliferação do vírus, o agravamento dos sintomas e o desenvolvimento das infecções secundárias. Estas precauções, relativamente simples, não são divulgadas suficientemente nas comunicações oficiais.

Por que será? Por ser caro demais e não haver lucros?

Eis algumas precauções:

1. Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente.
2. Evite, na medida do possível, tocar o rosto com as mãos.

3. Duas vezes por dia, sobretudo quando tiver contato com outras pessoas, ao chegando em casa faça gargarejos com água morna com sal de cozinha.

O gargarejo feito regularmente pode prevenir a proliferação do vírus. De certa maneira, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada.

Não subestime este método preventivo simples e barato, porque, é eficaz. Os vírus não suportam a água morna contendo sais.

4. Lave as narinas com água e sal, pelo menos, uma vez por dia, à noite, por exemplo, forçando a eliminação de todas as impurezas que estiveram nas vias respiratórias, que servem de alimento para os vírus.
Este é um método eficaz para diminuir a propagação do vírus.

Na índia há um costume milenar, utilizar potes nasais com água morta e sal de cozinha para a limpeza das narinas, para tirar as impurezas que alimenta vírus e bactérias prejudiciais à saúde.

5. Reforce o seu sistema imune comendo alimentos ricos em vitamina C. Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegure-se de que contenha Zinco, a fim de acelerar a absorção da vitamina C.

6. Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.). As bebidas quentes retiram os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e daí vão seguir para o estômago onde não podem sobreviver.


Obs.: Recomente esta mensagem para o maior número de pessoas possível. Você prestará um serviço de grande utilidade pública.

Sunday, March 30, 2014

RELACIONAMENTO SEXUAL COM INTELIGÊNCIA E SABEDORIA

Penso que a sociedade deve orientar melhor meninas e meninos acerca da sexualidade. Os animais que chamamos de irracionais promovem o encontro sexual, em regra, apenas para a procriação.

Entre homens e mulheres é diferente, principalmente hoje que a liberdade sexual é muitas vezes confundida com libertinagem, mesmo diante do advento da AIDS.

O estimulo sexual entre os animais é aromático e obedece ao desenvolvimento genético. Entre homens e mulheres, há muito que a atração deixou de priorizar estímulos genéticos para se orientar sociologicamente.

A razão é simples: entre todos os animais no processo evolutivo, o único que aumentou o tamanho de seu cérebro foi o homem. O cérebro do homem atual é 3,44 vezes maior do que o cérebro de seu ancestral. Ou seja, desde que desceu da árvore o cérebro do homem cresceu 244%, é muito privilégio para ser desperdiçado.

O crescimento do cérebro deu ao homem uma mente poderosa, enquanto que os outros animais continuam com seu cérebro geneticamente limitado, orientando-se, mais pelo instinto natural do que em razão de sua convivência social.

Entretanto, a maioria de homens e mulheres ainda hoje, em pleno século vinte e um, o século da informática e da internet e da comunicação instantânea, usa pouco mais de 5% de seu potencial mental para se conduzir diante da vida, holisticamente.

A subutilização do potencial mental faz com que homens e mulheres não compreendam o alcance das mensagens corporais que enviam uns para os outros naturalmente, nem as levem tão a sério como deveriam. Mesmo que muitas vezes, as mensagens de um corpo para o outro corpo, sejam mais abrangentes do que a troca de conversa falada ou escrita, quando podem descobrir que de fato, não há interesse bilateral entre ambos, o que promove o afastamento amistoso, sem qualquer possibilidade de agressão.

Em razão da explicação que tem base histórica e científica, a indignação da presidente Dilma e de milhares de mulheres com o resultado da pesquisa que fala sobre as questões sexuais e o estupro, relativamente ao comportamento da mulher não faz sentido, se analisada apenas com apego emocional, porque, com todo respeito e carinho por todas as mulheres, é preciso que repensem sua conduta diante dos homens, mas, também, diante umas das outras, para o bem da humanidade.

Não estou dizendo que o homem se comporta melhor. Nada disto!

Porém, é preciso compreender, que, para o cérebro de qualquer homem que no fundo de seu mais recôndito inconsciente, guarda intacto o espírito animal que herdou de seus antepassados, a mulher que se veste de modo provocante e sai às ruas assim, mostrando suas curvas e parte intima, está fazendo a esse homem um convite para uma transa sexual. Essa é a mensagem inconsciente que o corpo da mulher manda para o corpo do homem que a recebe.

Desse ponto de vista simples e objetivo, mas, verdadeiro, toda mulher que anda pelas ruas com roupas provocantes, mostrando seu corpo e suas curvas, encontra do outro lado, dezenas ou centenas de homens recebendo o seu convite, ainda que, inconsciente.

Felizmente, a maioria de homens, em razão de seu desenvolvimento sociológico que vai além do animal consegue controlar suas vontades e emoções, e por isso, não ataca as mulheres vestidas minimamente, que saem às ruas.

Porém, aquele homem mais distraído, menos desenvolvido sociologicamente, que não consegue controlar suas emoções, terá dificuldade de dominar o estímulo sexual recebido, razão do ataque imprevisível para a mulher.

Neste momento surge o desacordo, eis que, aquela mulher, de fato, não estava sociologicamente fazendo um convite sexual. Mas, instintivamente, do ponto de vista do animal que vive adormecido dentro dela também, de fêmea, está fazendo o convite para a transa sexual.

Eu não sou psicólogo, sou Economista, tenho três filhos, dois homens e no meio uma mulher, que foi tratada com a mesma liberdade. Mas, também, com as mesmas orientações e responsabilidades. Os três são bem resolvidos e vitoriosos como seres humanos, o que me dá certa autoridade para falar com alguma experiência, e alguma sabedoria conquistada em sessenta anos de vida, dedicada ao trabalho e boa convivência social.

Do meu modesto ponto de vista, a discussão acerca das violências sociais não deve ser conduzida sob o clima de paixão nem de irracionalidade, mas, com os pés no chão, com apoio no conhecimento acumulado pela humanidade há milênios, muitas vezes esquecido diante do exercício da vida.

Não sou contra que as mulheres usem roupas miúdas que mostrem suas curvas, nem mesmo suas partes intimas. Porém, a favor de que todas elas tenham consciência que ao agirem assim, principalmente, levando-se em conta o ambiente, estarão provocando em grande número de homens estímulos sexuais que muitas vezes não conseguirão controlar em razão do comportamento animal, que permanece vivo dentro de todos eles.

Penso que, as mulheres devem perguntar umas às outras, por exemplo: como seria a sua reação diante dos homens, se a maioria deles andasse nua ou quase nua pelas ruas das cidades?

Na verdade, o mesmo instinto que leva homens e mulheres ao ataque sexual ousado pode reprimir esse ímpeto quando enxergam nas ruas uns e outros, vestidos segundo a exigência circunstancial.

Ou seja, dificilmente um homem atacará uma mulher bem vestida, assim também, uma mulher não atacará um homem corretamente vestido em seu ambiente social, porque, a situação evidencia a exigência de respeito mutuo. A razão disso também é simples de ser compreendida: comportamento gera comportamento, para mais ou para menos.

É importante que a sociedade repense o seu comportamento de modo genérico, e as mulheres em particular, porque, na cabeça de numero considerável de homens, a mulher que se expõe em demasia está sempre disponível para eles, e aí, mora o perigo permanente!

Não estou aqui fazendo juízo de valor do que é legal, moral ou ético, porque, a solução não está nas leis que discriminam o que é certo e o que é errado. Mas, no melhor aproveitamento da capacidade mental de cada indivíduo, em proveito de seu engrandecimento cultural, social e econômico, usando mais o privilégio de ser diferente, de ser dotado de uma ferramenta poderosa, porém, ambígua, porque, pode ser usada para o bem ou para o mal, que é a inteligência.

A sociedade precisa e deve ensinar a juventude a usar melhor suas mãos, a ocupá-las com a manipulação de coisas positivas que geram riqueza pessoal e coletiva, porque, a mente poderosa com a visão frontal que enxerga longe, auxiliada por mãos desocupadas, se transforma rapidamente em oficina comandada pelo diabo.

Espero, sinceramente, que o artigo seja interpretado tão somente segundo a sua boa intenção, e, por isso, possa contribuir para que pais e mães, meninos e meninas usem cada vez mais a inteligência para se protegerem no exercício diário de seu mais importante trabalho, o trabalho de viverem em harmonia social, porque, viver é um desafio permanente. Viver com inteligência uma necessidade de homens e mulheres, ainda que, apenas, para justificarem o privilégio de terem um cérebro maior, e uma mente mais poderosa.

O exemplo a ser seguido não deve ser as mulheres frutas, mas, as mulheres que usam a cabeça equipada com cérebro desenvolvido e mente poderosa.

Brasília – DF, 30 de março de 2014.


Eustáquio Costa

Tuesday, March 11, 2014

A HUMANIDADE E O DINHEIRO


A humanidade não inventou ainda, melhor forma de governo do que a democracia, nem melhor forma de convivência econômica do que o capitalismo. O capitalismo estimula a vontade criadora, enquanto que a democracia garante a liberdade de ir e vir, produzir, comprar, vender e lucrar. No ambiente econômico, para fazer tudo funcionar encontra-se o dinheiro que precisa circular como o sangue para manter a chama acesa. No palco da vida real, cada cidadão representa as células que transportam a energia do sangue, dinheiro, com vistas a atingir todos os rincões do país, para que a grande engrenagem viva da economia gire na velocidade desejada por todos. A velocidade de inclusão, que proporciona a consecução de todos os objetivos individuais e coletivos. Sob esse ponto de vista a peça mais importante no contexto são as pessoas. Tudo deve acontecer para garantir melhor qualidade de vida a homens, mulheres e crianças, sem distinção de cor, raça, ou credo. A democracia, o capitalismo e o dinheiro chegam ao século vinte e um com a credencial de longo desenvolvimento e aperfeiçoamento. O socialismo teve o seu tempo de experiência e mostrou-se ineficiente para regular a vida em comunidade, ou para ocupar o lugar do capitalismo. Entretanto, o dinheiro, o capitalismo e a democracia são ferramentas ambíguas, se bem usadas, servem ao desenvolvimento, se mal usadas, servem ao empobrecimento da sociedade. Ou seja, o dinheiro que financia a construção sob todos os pontos de vista, pode financiar a destruição. Pagam-se para implodir o edifício que perdeu a sua utilidade ou finalidade. Quando os governantes querem reinventar o modelo econômico, social ou político, perdem o foco e a sintonia com o povo que os elegeu. Para não incorrer neste grave erro de desfecho imprevisível, é fundamental que todos os agentes sociais, econômicos e políticos desempenhem com eficiência o seu papel no jogo da vida real. Para isso, compreender a função da carta mais importante desse jogo é condição essencial. Essa carta é o dinheiro! No Brasil a maioria das pessoas comuns não sabe lidar com o dinheiro. As autoridades políticas, judiciárias e econômicas agem com invejável amadorismo na lida com dinheiro público ou com a moeda enquanto instituição. A situação é tão grave, que não é exagero afirmar que o BC – Banco Central do Brasil é a instituição mais alienada acerca dos fundamentos do dinheiro. Insiste em tratá-lo como finalidade em si mesmo, esquecendo-se de sua função de sangue, e de meio. Age como o agricultor que planta batatas, quando pretende colher carás. O Brasil está saindo dos trilhos, se continuar se afastando vai descarrilar, para retomar o curso precisará de uma grande alavanca. Mas, poderá faltar o ponto de apoio. Aí, a vaca terá ido para o brejo, irremediavelmente. A integridade do País depende de você. Mude o curso da história, aprenda a lidar com o dinheiro e com o seu voto. Use-os com sabedoria. As eleições estão se aproximando... Quando você escolhe mal, direta ou indiretamente pagará a conta, se ainda tiver algum dinheiro, ou se o seu dinheiro ainda tiver algum valor.
Brasília – DF, 11 de março de 2014.

Eustáquio Costa