Em 1723 Adam Smith afirmou: “Para transformar um Estado do mais baixo barbarismo ao mais alto grau de opulência são necessários: paz, tributação leve e tolerável administração da justiça. Todo o resto vem pelo curso natural das coisas”.
Nós os brasileiros nascemos ricos porque herdamos um país sem igual, sob inúmeros pontos de vista importantes: terras férteis, muita água distribuída por um imenso território, uma costa fantástica banhada por um mar belíssimo e cheio de vida. Muito sol, vento bem distribuído para gerar energia eólica e não temos furacões preocupantes. Nas regiões por onde as chuvas são escassas ou irregulares, há no subsolo, água para compensar. A transposição do Rio São Francisco que anda a passos de tartaruga, também poderá minorar essa dificuldade. Resolvida essa questão, as terras das regiões secas produzem como nenhuma outra. Ele, o criador, foi maravilhoso com o Brasil e os brasileiros.
A agricultura brasileira garantiu ao País a alcunha de seleiro do mundo. A Embrapa é reconhecida nacional e internacionalmente, por suas pesquisas e realizações invejáveis.
A Petrobrás figura entre as mais competentes e mais importantes empresas do mundo, no seu ramo, com a possibilidade concreta de ocupar o primeiro posto, a partir da exploração de petróleo em águas profundas.
A Embraer, empresa criada por brasileiros produz aviões cobiçados pelos mais exigentes consumidores do Planeta.
Na área da mineração o País causa inveja às maiores potencias econômicas mundiais. A maior e a mais bela floresta tropical da Terra, a maior e mais variada biodiversidade construída pela natureza, e a maior reserva de água potável foram deixadas em nosso território, para o nosso aproveitamento, enquanto seres integrados ao Universo.
No âmbito da TI – Tecnologia da Informação, os brasileiros são reconhecidos internacionalmente, nas grandes feiras internacionais, como os construtores de softwares mais criativos, entre as mais importantes nações, que dominam o segmento.
A qualidade da medicina brasileira também é reconhecida internacionalmente. Embora a maioria do nosso povo sofra com a falta de assistência médica e hospitalar.
O Sistema Financeiro Nacional a despeito de certa incompetência do BC – Banco Central do Brasil, no gerenciamento de suas prerrogativas institucionais, encontra-se entre os mais modernos do mundo. Mas, ainda há muito para ser aprimorado no que diz respeito à efetiva parceria para o progresso, entre os bancos, as indústrias, o comercio e os serviços, que não podem continuar como eternos explorados por banqueiros, com a inegável falta de moral, de ética, e de civilidade comercial.
Quando observamos todo esse potencial e nos deparamos com governos e governantes que misturam o público e o privado, que roubam deslavadamente o dinheiro público, quando pagamos uma das maiores cargas tributária, e as mais elevadas taxas de juros do mundo, numa farra nojenta e sem precedentes, em conluio, banqueiros e parlamentares, juízes e associados, quando vemos uma justiça irresponsável e conivente com todo tipo de arbitrariedade, com elevado número de juízes que não honram a sua função pública, que julgam contra as leis, contra os fatos processuais e, com o peso de suas canetas transformam verdades em mentiras, e mentiras em verdades, destruindo sonhos, indivíduos, famílias e empresas, cria-se a âncora mais pesada para ser carregada sobre os ombros dos trabalhadores.
É por tudo isso que o País não consegue com toda a sua riqueza natural e potencial, avançar a passos mais largos do ponto de vista econômico, social, e político, para garantir emprego, renda e melhor qualidade de vida para todos os brasileiros, com efetiva erradicação da pobreza econômica, de educação, de saúde e de espírito.
A quantidade de igrejas que surgem em cada esquina, e a quantidade de programas religiosos no rádio e na TV, demonstram o real desespero do nosso povo.
As autoridades estão escondidas dentro dos casulos da impunidade, enquanto o povo sofre, dorme ao relento, sem teto, sem endereço, e sem dignidade.
Por essas e outras, não é exagero afirmar que os brasileiros são donos de um país rico, mas, vivem pobres, sob os mais variados pontos de vista: o da educação, da cultura, da saúde, da segurança, do transporte, do laser e da alimentação. Embora sejamos o seleiro do mundo, pela força de nossa agricultura, e pecuária.
Voltando à afirmação e constatação feita em 1723, por Adam Smith, para que o Brasil se transforme numa verdadeira potencia econômica, social e política, mundialmente reconhecida, precisamos de paz, de tributação leve e tolerável administração da justiça, porque, todo o resto vem pelo curso natural das coisas.
É intolerável que milhares de pessoas morram todos os anos: homens, mulheres e crianças, por todos os rincões do País, em razão de nossas estradas esburacadas. Mas, acima de tudo é intolerável que os nossos jovens sejam levados ao crime, ao assassinato de seus irmãos brasileiros, sob a inércia da justiça, injusta.
Para mim, a Justiça Brasileira é nojenta, podre, fétida, precisa urgentemente ser vista pelos milhões de Brasileiros, como de fato, ela é. Só assim, enxergando a Justiça como ela se encontra no âmbito nacional, sem exceção, é que, nós os brasileiros poderemos melhorar nossas vidas e a vida de nossas famílias.
Não podemos nos esquecer que a vida é muito curta para ser perdida, jogada no lixo por conta da falta de responsabilidade de verdadeiros bandidos, travestidos de autoridades, que a tudo desvirtuam.
Quem achar ruim as minhas afirmações acerca da justiça brasileira pode me convidar que darei exemplos concretos, que justificam a minha indignação.
Para quem não gostar das palavras que estou usando eu digo: não inventei as palavras, eu apenas as estou usando, com a força que elas me parecem ter, para gritar, para reclamar, para fazer ecoar a vergonha porque passa o nosso País.
A Justiça Eleitoral é um lixo. A Justiça do Trabalho consegue ser ainda pior: imoral, irresponsável, incompetente, inconseqüente, etc.
Quando a Ministra Eliana Calmon afirmou que há bandidos vestidos de toga, foi modesta em suas afirmações.
Quando o Ministro Joaquim Barbosa apontou que os partidos políticos brasileiros são de mentirinha, também foi modesto na intensidade de suas afirmações.
No entanto, a reação das diversas corporações ligadas ao legislativo, executivo e ao judiciário ofendidos, fizeram coro imediatamente, para se defenderem.
Para calarem as pouquíssimas vozes que ainda ecoam no País da falta de vergonha, da falta de capacidade de indignação, da falta de amor próprio, a raiz mais profunda de todas essas mazelas, as corporações entram em sintonia fina em prejuizo da sociedade. Porém, quando o povo se unir e sair às ruas para dizer não a essa gente pilantra travestida de autoridade, terá ela, de se esconder nos porões frios da corrupção, porque serão estes os únicos lugares que poderão esconder.
Podem calar as vozes de Eliana Calmon e de Joaquim Barbosa. Mas, com certeza, não poderão calar as vozes de milhões de brasileiros quando acordarem indignados desse pesadelo. Acorda você, acorde mais um, para acordarmos todos os Brasileiros.
No comments:
Post a Comment